Publicidade
SÃO PAULO – Os consumidores buscam em suas compras qualidade e preço baixo. No entanto, num momento em que o meio ambiente se encontra ameaçado pelo modo de produção humano, o produto que não ameaça a natureza agradará mais ao público.
As empresas podem tomar medidas para diminuir o estrago ao meio ambiente e ainda conquistar mais o consumidor consciente. Você sabe o que é um “produto ecoeficiente”? Se não, veja abaixo quais as características dele.
Material possível de reciclar
Somente no Brasil, a cada dia, são produzidas 100 mil toneladas de lixo, com materiais que se armazenam nos grandes aterros e que demoram anos, ou até mesmo séculos, para se decomporem.
A produção ecoeficiente implica em um menor consumo de matérias-primas – menos embalagens e pacotes – e maior índice de conteúdo reciclável, para que os materiais possam ser reaproveitados. Além disso, ela prevê longa duração, permite atualizações, é passível de coleta ou desmonte pós-consumo e de reutilização ou reabastecimento (refil/recarga).
Evitando a poluição
As empresas jogam na atmosfera diversos tipos de gases poluidores a cada dia, o que diminui a qualidade do ar respirado pela população e pode gerar doenças. O produto que passa por um processo de ecoeficiência é aquele que usa tecnologia limpa e não utiliza materiais tóxicos.
Além disso, ele preserva os recursos naturais, pois exige um menor consumo de energia e água durante o processo de produção, distribuição e descarte pós-consumo.
Continua depois da publicidade
Sem testes com animais
Para que remédios ou outros produtos sejam testados, alguns animais ou cobaias são mortos. No entanto, as empresas devem ter em mente que o número de testes deve ser reduzido e somente em casos de extrema necessidade.
Em certas situações, é impossível a comercialização de determinados produtos sem o teste ser feito anteriormente. Nestes casos, a ecoeficiência se faz a partir do momento que o dano não atinja as espécies em extinção.