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SÃO PAULO – Os homens são os maiores consumidores de produtos piratas no Brasil, de acordo com a pesquisa nacional “O consumo de produtos piratas no Brasil” da Fecomércio-RJ/Ipsos. Eles representam 39,3% do total dos consumidores deste tipo de artigo, contra 33,3% das mulheres.
No entanto, o número de pessoas que compram esses produtos vem diminuindo desde 2011, quando 51,9% disseram já ter comprado um produto pirata. Em 2013, esse índice caiu para 36,3%.
Ainda de acordo com o estudo, que ouviu mil pessoas em 70 cidades do País, os produtos piratas mais consumidos continuam sendo CDs e DVDs, apesar da queda significativa no decorrer dos anos. Em 2011, 80,6% dos entrevistados compraram pelo menos um CD e 75,9%, DVD. Este ano, os percentuais foram de 69,7% e 57,1%, respectivamente
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Motivos
Os preços atrativos continuam sendo o principal motivo para os entrevistados consumirem esses produtos. Após o preço, as duas opções mais citadas são a facilidade de encontrar o produto e o fato de a mercadoria pirata estar disponível antes da original.
Porém, enquanto os valores mais em conta se mantêm estáveis como justificativa para a compra, as duas opções seguintes influenciam cada vez menos os brasileiros.