Consumidor pretende desembolsar R$ 446 com presentes de Natal neste ano

Um estudo realizado pela Abecs mostra que o Natal deve movimentar cerca de R$ 50 bilhões em compras

Gilmara Santos

Enfeite de Natal Pendurar/ Reprodução Amazon
Enfeite de Natal Pendurar/ Reprodução Amazon

Publicidade

O brasileiro deve desembolsar, em média, R$ 446 com presentes de Natal, o que representa um aumento de cerca de 7% em relação ao gasto do ano passado, quando o consumidor despendeu, em média, R$ 418. É o que mostra uma pesquisa realizada pela Abecs, associação que representa o setor de meios eletrônicos de pagamento, em parceria com o Instituto Datafolha.

O estudo revela ainda que 62% da população tem a intenção de comprar presentes neste Natal. Assim como em 2023, seis em cada dez pessoas responderam positivamente. A pesquisa indica que o Natal deste ano deve movimentar um volume total de R$ 50 bilhões em compras de presentes, um valor 15,8% maior se comparado à mesma pesquisa realizada no ano passado.

O cartão é o meio de pagamento preferido entre os consumidores, com 49% de intenção de uso. O Pix aparece em segundo lugar, com 40%, seguido pelo dinheiro em espécie (35%), boleto bancário (2%) e cartão de loja (1%). Entre os entrevistados que pretendem utilizar o cartão de crédito, 77% afirmam ter a intenção de parcelar suas compras.

Continua depois da publicidade

Presentes mais citados

Os tipos de presentes mais mencionados são roupas (60%) e brinquedos (42%). Calçados aparecem em terceiro lugar, com 18%, seguidos por perfumes e cosméticos, com 15%. Abaixo dos 10%, estão eletrônicos (5%), acessórios (4%), eletrodomésticos (3%), utensílios domésticos e livros (2% cada). Aqueles que não souberam responder somam 8%.

As lojas físicas lideram a preferência dos consumidores. Entre aqueles que pretendem comprar presentes neste Natal, 73% optam pelas lojas físicas, enquanto 31% preferem as compras online. As compras presenciais são prioridade em todas as regiões: Norte (83%), Centro-Oeste (78%), Nordeste (77%), Sul (76%) e Sudeste (68%).

Faixa etária

No recorte por faixa etária, a população jovem lidera, com 74% entre 18 a 24 anos e 77% entre 25 a 34 anos. Entre homens e mulheres, são eles os que têm maior intenção de compra, com 68%.

Continua depois da publicidade

Por classe econômica, os resultados foram: classes A/B com 75% de intenção de compra, classe C com 64% e classes D/E com 49%.

Entre as faixas etárias, aqueles com 60 anos ou mais afirmam que pretendem gastar, em média, R$ 498 – sendo esse o maior valor neste recorte da pesquisa. Conforme a idade diminui, o valor médio também se reduz: 59 a 45 anos com R$ 481, 35 a 44 anos com R$ 460, 25 a 34 anos com R$ 426 e 18 a 24 anos com R$ 351.

O público masculino pretende gastar, em média, R$ 509 com presentes de Natal, enquanto as mulheres têm a intenção de desembolsar R$ 379.

Gilmara Santos

Jornalista especializada em economia e negócios. Foi editora de legislação da Gazeta Mercantil e de Economia do Diário do Grande ABC