Confira 6 novidades anunciadas pelo Google nesta quarta-feira

Google Maps, por exemplo, terá alerta de acidentes em tempo real

Luiza Belloni Veronesi

Publicidade

SÃO PAULO – O evento mais importante do Google, o Google I/O, começou nesta segunda-feira (15) apresentando diversas novidades de serviços, softwares e recursos do Google+, Google Maps, Google Now, entre outros recursos. A conferência irá até sexta-feira, dia 17. Confira agora as principais novidades apresentadas hoje:

Android Studio
Durante a conferência, o Google apresentou o Android Studio, conjunto de ferramentas que facilitam a criação de aplicativos. O recurso dá mais opções para desenvolvedores de aplicativos, tornando o processo mais rápido e produtivo.

Com ele, o programador também poderá optar por diferentes “layouts” e tamanhos de tela, que podem variar de 3,7 polegadas (para celular) para 10 polegadas (para tablets).

Após o anúncio do Studio, novos recursos que facilitam o desenvolvimento de aplicativos foram lançados. Um deles pode facilitar a tradução do aplicativo em diferentes idiomas, outro permite que usuários testem aplicativos ainda em desenvolvimento, afirmou o site TechCrunch.

Novo Google Maps alerta acidentes em tempo real
O evento também anunciou a nova versão para o aplicativo Google Maps para Android e iOS, sistema operacional da Apple. O diretor do Google Maps, Daniel Graf, mostrou novos recursos do aplicativo, como avaliações de lugares (como bares e restaurantes) e atualizações de mapas e navegações – que agora inclui alertas de acidentes em tempo real. A nova versão ainda será lançada nos próximos meses, informou o Google.

Na apresentação, Graf ressaltou o sucesso do aplicativo para o iPhone, que os próprios usuários afirmam superar o Mapas, da Apple. A nova versão também visa nova experiência para tablets.

Continua depois da publicidade

Buscas podem ser feitas pela voz
O Google anunciou novas atualizações para o Google Now, assistente pessoal inteligente, espécie de uma extensão do aplicativo de buscas do Google. Agora, além do Android, o aplicativo também está disponível para iOS e no browser Chrome para PCs. A nova versão permite que o usuário faça buscas utilizando sua voz, sem clicar em um botão.

Para abrir o aplicativo, basta dizer “Ok Google”, informou o site TechCrunch. O sistema é semelhante ao Google Glass, óculos inteligentes da empresa. O usuário pode dizer frases como “mostre-me algo para fazer em Santa Cruz” e obter resultados rapidamente, através de uma voz vinda do computador.

Aplicativo de mensagens que integra Gmail com G+
Ainda na conferência, um novo aplicativo para Android e iOS pretende disputar com Skype. Chamado de “Hangout”, o aplicativo é um sistema de mensagens unificado, que permite duas ou mais pessoas conversarem por mensagens de texto, vídeo e mandar fotos. Ele integra também contatos do Gmail e Google+ e funciona na web. O aplicativo já pode ser utilizado.

Continua depois da publicidade

Fotos do Google+ ganha ferramentas para edição
Fotos foram o foco do Google I/O desta segunda-feira. O Google anunciou uma grande mudança para a sessão Fotos do Google Plus. A nova versão tem foco diretamente na possibilidade em editar as fotos publicadas e em melhorar o processo de compartilhamento. Os usuários podem, por exemplo, aguçar certas partes da imagem e corrigir imperfeições. “Você não vai tirar uma foto, você vai fazê-la”, afirmou o executivo do Google, Vic Gundotra.

Google+ com feed mais moderno
Lançada há quase dois anos, a rede social do Google tem evoluído bastante desde seu lançamento. Hoje, apontou o site TechCrunch, anunciou sua reformalação completa, incluindo cerca de 40 novos recursos. A principal mudança está no layout, com um novo feed em colunas, que permite uma navegação mais rápida, em vez da antiga rolagem.

As mudanças chegam aos usuários da rede social também no Android e iOS. A barra de ferramentas ainda foi simplificada. Outro novo recurso é que sempre que você postar um novo conteúdo, ele automaticamente vai ter uma hashtag. Você pode removê-la, se quiser.