Publicidade
RIO DE JANEIRO (Reuters) – O Galeão (RJ) quer superar o aeroporto de Guarulhos (SP) em volume de passageiros em 25 anos, e voltar a ser a principal porta de entrada do país, disse o presidente do consórcio que administra o terminal internacional do Rio de Janeiro, Luiz Rocha.
O aeroporto foi concedido à iniciativa privada após leilão em novembro do ano passado. A administração do terminal passa agora por um período de transição entre a Infraero e a concessionária vencedora, que tem entre os sócios a Odebrecht Transport e a Changi, empresa de Cingapura.
Segundo o executivo, melhorias estão sendo feitas no aeroporto para ampliar e otimizar o terminal. Até abril de 2016, por conta dos Jogos Olímpicos, estão previstos investimentos em 2 bilhões de reais no Galeão. Após a competição, serão mais 3 bilhões de reais em investimentos, de acordo com Rocha em evento no Rio de Janeiro.
Continua depois da publicidade
O terminal movimenta anualmente cerca de 17,3 milhões de passageiros e até 2016 esse volume deve aumentar para 23 milhões.
O executivo atesta ainda que o limite de capacidade de Guarulhos, de cerca de 60 milhões de pessoas por ano, também favorece a expansão da demanda no Galeão. “Eles vão ficar com mais passageiros por algum tempo, acho que eles tem uns 40 milhões por ano, mas em 25 acho que seremos a principal porta de entrada do Brasil”, destacou.
Rocha lembrou que o Galeão tem também uma área disponível de 400 mil metros quadrados e possibilidade da construção no futuro de uma terceira pista para manobras de pouso de decolagem.
Continua depois da publicidade
Até 2016, estão previstas 26 novas posições de embarque (portões de embarque nacional e estrangeiro), ampliação do pátio para os aviões (de 56 para 97) e 40 mil metros quadrados de áreas comerciais para lojas, bares e restaurantes.
(Por Rodrigo Viga Gaier)