Publicidade
SÃO PAULO – A companhia aérea Ryanair declarou guerra aos sites comparadores de preço, como Decolar.com, Kayak e Skyscanner. A empresa pediu a outras quatro grandes companhias europeias para mostrar tarifas online de cada uma em uma proposta para eliminar os terceiros.
O presidente-executivo da empresa irlandesa, Michael O’Leary, afirma que os websites “não fazem sentido” e “não deveriam existir”. “Se as companhias fossem competitivas e tivessem uma oferta digital competente, esse tipo de website não existiria.”
De acordo com o jornal The Guardian, ele não revelou o nome das companhias aéreas com quem entrou em contato, mas são entendidos como a IAG (British Airways Iberia), Air France/KLM, Lufthansa e EasyJet.
Continua depois da publicidade
Além de exibir as tarifas dos concorrentes, a Ryanair pretende reduzir seus preços entre 4% e 8% no segundo semestre de 2015 para pressionar o valor das passagens como um todo.
Apesar de O’Leary reclamar que antes dos comparadores de preço não havia assentos disponíveis nos voos da companhia, a empresa registrou um aumento de 25% nos lucros trimestrais e um crescimento no número de passageiros, passando de 24,3 milhões para 28 milhões em três meses.