Como proteger cartão de crédito? Veja 7 dicas para manter seu dinheiro longe de golpe

Com aumento das compras online e a crescente sofisticação dos golpes, é importante estar atento e adotar medidas de segurança

Equipe InfoMoney

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Em meio à onda de golpes e crimes relacionados a roubos de dados, saber como proteger o seu cartão de crédito é essencial para evitar fraudes. Com o aumento das compras online e a crescente sofisticação dos golpes, é importante estar atento e adotar medidas de segurança.

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Veja, a seguir, 7 dicas para criar um checklist e manter o seu cartão de crédito seguro:

1. Mantenha o seu cartão em um local seguro

Uma das primeiras medidas de segurança é manter o seu cartão de crédito em um local seguro, como uma carteira ou bolsa fechada. Evite deixá-lo exposto ou acessível a terceiros.

2. Não compartilhe informações pessoais

Nunca compartilhe informações sensíveis, como número do cartão, código de segurança (CVV) ou senha com outras pessoas, a menos que seja absolutamente necessário e você esteja em um ambiente seguro.

3. Cuidado com sites e aplicativos

Ao fazer compras online, verifique se o site é seguro e confiável. Procure pelo ícone de um cadeado na barra de endereço e evite e-commerces desconhecidos e com poucas avaliações.

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4. Proteja suas senhas

Use senhas fortes e únicas para acessar sua conta de cartão de crédito. Evite usar informações pessoais óbvias e altere suas senhas regularmente. Nunca compartilhe suas chaves de segurança com outras pessoas.

5. Monitore suas transações

Verifique regularmente o extrato do seu cartão de crédito para identificar qualquer atividade suspeita. Se notar alguma transação não autorizada, entre em contato imediatamente com a instituição financeira para relatar o ocorrido.

6. Utilize serviços de segurança

Considere ativar serviços de alerta por mensagem de texto, pushs ou e-mail para receber notificações sobre transações realizadas com o seu cartão. Isso pode ajudar a identificar rapidamente qualquer atividade suspeita.

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7. Esteja atento a golpes

Fique atento a possíveis golpes, como e-mails de phishing ou ligações solicitando informações pessoais ou bancárias. Lembre-se de que instituições financeiras legítimas nunca solicitarão informações confidenciais por telefone ou e-mail.

(Texto produzido com auxílio de inteligência artificial. Edição: Yeska Coelho e Dhiego Maia)

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