Publicidade
Usar o cartão de crédito para fazer compras já virou um hábito da maioria dos brasileiros. O último estudo do Banco Central sobre o assunto, em 2023, revelou que o Brasil está no caminho para chegar a 200 milhões de cartões ativos.
Para os clientes assíduos de cartão de crédito, as milhas trazem grandes vantagens. Trata-se de pontos acumulados em programas de fidelidade que buscam estreitar a relação das marcas com os seus clientes e oferecer bônus, especialmente em viagens aéreas.
O cartão que todo investidor gostaria de ter com os benefícios que todo apaixonado por viagens precisa; conheça o cartão XP Visa Infinite com anuidade zero
Continua depois da publicidade
Esse tipo de programa pode ser da própria companhia aérea ou também de outras empresas parceiras, como operadoras de cartão de crédito. A medida que o cliente usa o cartão de crédito, ele acumula pontos que podem depois se converterem em vantagens.
Como ganhar milhas?
Para ganhar milhas com cartão de crédito, o primeiro passo é verificar se o cartão de crédito escolhido oferece um programa de recompensa em que os pontos podem ser convertidos em milhas. Essa informação é encontrada no site da operadora do cartão de crédito. Se há o benefício, basta aderir a ele, o que pode ser feito entrando em contato com a operadora de cartão de crédito por telefone ou pelo site.
Alguns programas de pontuação podem cobrar valores determinados para permitir a adesão ao programa de pontos. Uma vez feita a adesão, todas as vezes em que o cartão for utilizado, o titular acumulará pontos para serem trocados por passagens aéreas, produtos ou serviços.
Continua depois da publicidade
Mas atenção: cartões universitários, pré-pagos e sem taxas de anuidade não costumam oferecer o cadastro a programas de recompensas. Ao menos, não de maneira gratuita.
Leia mais:
- Como funciona o cartão de crédito? Tudo o que você precisa saber antes de fazer um
- O que é Cashback: como resgatar parte do dinheiro gasto com cartão de crédito?
Como resgatar pontos do cartão de crédito?
Normalmente, as operadoras de cartão de crédito estabelecem uma pontuação mínima para autorizar o resgate. Depois de checar se esse número foi alcançado, a troca pode ser feita pela internet, telefone ou, em alguns casos, até por um caixa eletrônico.
Continua depois da publicidade
Grande parte das instituições financeiras possui seu próprio sistema de pontuação e programa de fidelização. Entre as opções de resgate, nesses casos, figuram itens diversos que vão desde utensílios domésticos ou eletrônicos, até serviços, como aluguel de carros ou diárias de hotéis, que podem ser trocados pelos pontos acumulados.
Vale lembrar que os pontos têm validade e data de expiração. Portanto, cuidado para não perdê-los.
Outro ponto de atenção: alguns programas de pontuação também podem cobrar uma taxa para a transferência de pontos para programas de milhas de companhias aéreas.
Continua depois da publicidade
O cartão que todo investidor gostaria de ter com os benefícios que todo apaixonado por viagens precisa; conheça o cartão XP Visa Infinite com anuidade zero