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SÃO PAULO – O comércio eletrônico no Brasil cresceu 28% no ano passado, em relação a 2012. De acordo com a E-bit, empresa especializada em informações do e-commerce, o setor movimentou R$ 28,8 bilhões em 2013, enquanto no ano anterior o faturamento chegou a R$ 22,5 bilhões.
O resultado superou as expectativas, que indicavam um crescimento nominal de 25%, mesmo com a inflação e a desaceleração da economia no período. Para o diretor-executivo da empresa, Pedro Guasti, o rápido crescimento da banda larga móvel influenciou nos números positivos. “Muitas pessoas das classes C e D, que não tinham acesso à internet, passaram a se conectar através de modelos mais simples de smartphones. E se tornaram, além de internautas, consumidoras online”, explica.
Além disso, a Black Friday também contribuiu para o sucesso do setor em 2013, já que a ação ficou muito acima do esperado e rendeu ao e-commerce R$ 770 milhões, quebrando todos os recordes de faturamento em um único dia.
Para 2014, a E-bit prevê um crescimento nominal de 20%. “Teremos um período de mais desafios, mas esperamos que o e-commerce encerre o ano com um faturamento de R$ 34,6 bilhões. A Copa do Mundo deve aquecer a venda de materiais esportivos e de televisores de grandes proporções com tela fina”, afirma Guasti.