Comércio eletrônico deve crescer 13% no Dia das Crianças

Como em outras datas comemorativas, o Dia das crianças gera grande expectativa no comércio eletrônico

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SÃO PAULO – O Dia das Crianças deve movimentar este ano R$ 1,3 bilhão no comércio eletrônico, o que representa um aumento de 13% quando comparado ao faturamento observado no ano passado, segundo dados da E-bit, empresa especializada em e-commerce.

Para a ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), a data – que é a terceira melhor data para o e-commerce brasileiro, atrás apenas do Natal e do Dia das Mães – deve movimentar R$ 1,6 bilhão neste ano.

Junto com o aumento nas vendas, cresce também os problemas com compras fraudulentas. Durante o ano é registrado um prejuízo de, aproximadamente, R$ 600 mi com métodos ilegais de compras. No ano passado o comércio eletrônico teve prejuízos no valor de R$ 500 milhões com fraudes, segundo dados da Serasa Experian; a entidade registrou em outubro de 2013 o recorde histórico de 224.025 tentativas de fraude.

Para prevenir problemas com as fraudes o co-fundador da Konduto, plataforma de análise de fraude e comportamento de compra na internet, Milton Tavares, separou algumas dicas que vão ajudar tanto os consumidores, quanto o comércio online a evitarem dores de cabeça. Confira:

Para o consumidor
1- Pesquise a reputação da loja em sites de avaliação de outros compradores, como ReclameAqui e E-bit. Os comentários de como trataram outros clientes podem ajudar você a decidir de quem comprar.
2- Fique de olho no cadeado de segurança (HTTPS). Isto mostra que a loja criptografa a comunicação (o que inclui o cartão de crédito) e garante que você realmente está no site dela, e não em um site suspeito.
3- Desconfie de ofertas muito melhores do que a concorrência. Os sites competem no preço e raramente algum deles terá uma promoção muito maior que o outro.
4- Se mesmo assim estiver tentado comprar em um site com um preço muito bom, use o cartão de crédito. Pode parecer estranho, mas ao comprar com o cartão você pode sempre pedir o dinheiro de volta ao seu banco caso algo dê errado. Comprando com boleto ou transferência isso não acontece.

Para o e-commerce
1- Os fraudadores sabem que o volume de pedidos aumenta e aproveitam para fazer pedidos falsos e tentar passar pelo filtro da loja. Mantenha a sua política de risco e não se sinta pressionado pelo aumento nas vendas.
2- Em datas comemorativas é mais comum que uma pessoa envie um presente para outra, como um filho em São Paulo mandando um presente para o pai na Bahia. Muitos filtros antifraude barram este tipo de operação por considera-la arriscada, mas você pode estar evitando que clientes legítimos completem a venda a tempo de chegar o presente. Então, para evitar a frustração do cliente e uma possível perda de venda, se tiver dúvida em relação a um pedido, não hesite em entrar em contato com o comprador.
3- Você pode pedir para ele confirmar alguns dados que um cliente legítimo saberia de cabeça (data de nascimento, signo, banco que emitiu o cartão de crédito), mas que um fraudador que criou um cadastro falso não irá saber. As redes sociais também são ótimos lugares para confirmar a identidade de um comprador.