Cinemas recorrem a ‘efeito Taylor Swift’ para enfrentar impacto da greve sobre bilheterias

"Taylor Swift: The Eras Tour" chega aos cinemas em 13 de outubro e pode arrecadar 120 milhões de dólares em 1º fim de semana

Reuters

Taylor Swift (Getty Images)
Taylor Swift (Getty Images)

Publicidade

A estrela pop Taylor Swift lotou estádios em sua turnê de shows, fez com que o voto voltasse a ser tendência entre os jovens ao incentivar fãs a cumprirem o dever cívico e levou as adolescentes a assistirem jogos de futebol americano para vê-la torcer nas arquibancadas.

Em seu próximo ato, Swift está pronta para levantar outra ponta da economia: bilheterias de cinema que ainda tentam se recuperar da pandemia e das greves de Hollywood.

Quando “Taylor Swift: The Eras Tour” chegar aos cinemas no dia 13 de outubro, a produção servirá como um teste para saber se esse “conteúdo alternativo”, como um filme de show, pode levar o público aos cinemas, criando mais consistência para um negócio que oscila e flui conforme o calendário de lançamentos.

O filme poderá render 120 milhões de dólares em seu fim de semana de estreia, de acordo com analistas de bilheteria e executivos de estúdios, o que dará um impulso nas vendas de ingressos para AMC Theatres, Cineworld e outras redes.

Mas o alardeado efeito Taylor Swift, juntamente com um filme de show da também estrela pop Beyoncé, pode não compensar completamente os buracos criados pelas greves de Hollywood.

As greves interromperam a retomada do setor cinematográfico, paralisando o ímpeto de sucessos do verão como “Homem-Aranha: Através do Aranhaverso”, “Barbie” e “Oppenheimer”, antes da crucial temporada de férias, que responde por cerca de um quarto da receita anual de bilheteria do setor, de acordo com a empresa de pesquisa Comscore.

Continua depois da publicidade

“Swift e Beyoncé certamente preencherão algumas das lacunas”, disse Shawn Robbins, analista sênior da Box Office Pro. “Ainda assim, provavelmente é pedir demais que esses títulos sozinhos compensem completamente a receita de “Duna: Parte 2”, “Kraven, o Caçador” e o próximo “Caça-Fantasmas”.

Esses três filmes esperados foram transferidos para 2024 porque suas estrelas não podem promover seus filmes enquanto o sindicato de atores SAG-AFTRA estiver em greve.

Depois que os estúdios adiaram esses lançamentos, os proprietários de cinemas se esforçaram para preencher suas telas com o que o setor chama de “conteúdo alternativo”, como os filmes de shows da turnês de Swift e Beyoncé.

Continua depois da publicidade

Sucesso de bilheteria

As vendas antecipadas de “Taylor Swift: The Eras Tour” estão no mesmo ritmo de um blockbuster de Star Wars ou da Marvel. Os analistas de bilheteria esperam que o documentário arrecade entre 150 milhões e 225 milhões de dólares em sua exibição nos cinemas dos Estados Unidos e do Canadá.

“Renaissance: A Film by Beyoncé”, que chegará aos cinemas em dezembro, deve render 75 milhões de dólares em vendas de ingressos.

“Estamos falando de programação alternativa há muito tempo”, disse Rolando Rodriguez, presidente da Associação Nacional de Proprietários de Teatros dos EUA, observando que os exibidores têm mostrado outras formas de entretenimento, como a ópera.

Continua depois da publicidade

Apesar da forte programação de novembro com “As Marvels”, “Trolls Band Together” e um prequel de “Jogos Vorazes”, a programação de Natal parece escassa em comparação com os últimos anos. Dois executivos de estúdios observaram a falta de um blockbuster óbvio em dezembro na escala de “Avatar: A Forma da Água”, que foi o filme de maior bilheteria de 2022, ou o sucesso de 2021 “Homem-Aranha: Sem Caminho para Casa”.

No início do ano, o rastreador de bilheteria Bruce Nash esperava que as vendas de ingressos domésticos nos EUA em 2023 chegassem a 10 bilhões de dólares.

“A greve pôs fim a isso”, disse Nash. Ele reduziu sua previsão para 2023 para cerca de 9,6 bilhões de dólares, 32% a mais do que no ano passado, mas 16% abaixo da receita pré-pandêmica de 11,4 bilhões em 2019.