Publicidade
SÃO PAULO – A cidade alemã de Trier está vendendo notas de zero euro personalizadas com o rosto de Karl Marx, que nasceu no local, em homenagem ao aniversário de 200 anos do teórico. No entanto, a cidade está com dificuldades para suprir a demanda pelas cédulas roxas, que são vendidas por 3 euros cada.
O Ministério do Turismo de Trier informou que já vendeu 5 mil das notas e ainda imprimirá 20 mil mais, segundo o jornal The New York Times. Embora se pareçam muito com o dinheiro de verdade, essas cédulas de zero euro não têm valor e são rotuladas como “lembrança” para os turistas e cidadãos. Elas estão à venda na Porta Nigra, o marco mais famoso da cidade da Alemanha.
As obras mais conhecidas e mais influentes de Marx são o Manifesto Comunista, co-escrito com Friedrich Engels e lançado em 1848, e sua análise ácida do capitalismo chamada “O Capital” divulgada duas décadas depois.
O aniversário do teórico é dia 5 de maio. Marx viveu seus primeiros 17 anos de sua vida em Trier. A cidade se orgulha de seu cidadão mais famoso e está preparando outras recordações para a data, incluindo um pato de borracha barbudo que vem com uma edição de O Capital junto.
Além disso, Trier está montando uma gigantesca estátua de bronze de três toneladas de Marx, um presente do governo chinês.
As notas de zero euro são comuns na Europa, justamente como souvenirs para os turistas. Uma empresa da França inclusive lançou uma coleção de cédulas sem valor para a Copa do Mundo.
Continua depois da publicidade
Veja a nota:
Quer juntar dinheiro para comprar a nota de zero euro pessoalmente? Invista! Abra uma conta na XP.