Chuvas deixam mais de 300 mil sem energia no Rio Grande do Sul

Governador Eduardo Leite decretou estado de calamidade pública devido às chuvas que têm atingido o estado

Reuters

Linha de transmissão de energia
27/07/2022 (Foto:
REUTERS/Wolfgang Rattay)
Linha de transmissão de energia 27/07/2022 (Foto: REUTERS/Wolfgang Rattay)

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As chuvas intensas que atingiram o Rio Grande do Sul deixaram mais de 300 mil clientes sem energia elétrica, informaram nesta quinta-feira (2) as duas concessionárias com maior operação de distribuição no estado.

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), decretou estado de calamidade pública devido às chuvas que têm atingido o estado e deixaram ao menos 13 mortos e 21 desaparecidos.

A RGE, do grupo CPFL, disse que os temporais, com vento e descargas atmosféricas, deixaram 268 mil clientes sem energia na área da companhia. Do total, cerca de 161 mil (60%) estão em locais sem acesso ou em áreas alagadas, em que a energia foi desligada por segurança.

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As regiões mais afetadas na área de concessão da RGE são Vale do Taquari (109,6 mil clientes sem energia), Vale do Rio Pardo (31,9 mil), Vale dos Sinos (40,1 mil) e Serra (33,1 mil).

“Mesmo com as dificuldades enfrentadas, com bloqueios de estradas e alagamentos, que não permitem acesso às redes elétricas para atendimento às ocorrências, as equipes da RGE seguem totalmente mobilizadas para restabelecer o fornecimento de energia”, disse a companhia em nota.

Já a CEEE, do grupo Equatorial, afirmou que, no final da manhã, havia 59 mil clientes sem energia em sua área de concessão.

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As regiões mais atingidas são Sul, Litoral Norte e Metropolitana, incluindo os municípios de São Lourenço do Sul, Balneário Pinhal, Alvorada e a capital, Porto Alegre.

Do total de clientes da CEEE sem energia, aproximadamente 4,5 mil clientes estão desligados por segurança, devido aos alagamentos, segundo a empresa.

A companhia também disse que “em situações dessa magnitude” o acesso a determinados locais fica prejudicado, dificultando o trabalho das equipes.

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A distribuidora disse que trabalha para restabelecer a energia elétrica para todos os seus clientes o mais breve possível.

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