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SÃO PAULO – Três montadoras anunciaram recall de oito modelos de seus veículos nesta semana. A Mercedes-Benz convocou, os proprietários dos modelos Classes GL, GLS e GLE, fabricados de abril de 2014 a dezembro de 2016 a agendarem em uma assistência técnica autorizada a substituição do conector e suas vedações e a inspeção da caixa de direção. O início do atendimento está previsto a partir de 8 de setembro.
No comunicado, a empresa informa que constatou a possibilidade de o conector da caixa de direção elétrica não estar devidamente vedado à entrada de água e umidade em seus contatos, o que pode afetar a transmissão do sinal na unidade de controle e, assim, desativar a assistência elétrica da direção. O problema aumenta o risco de acidentes e danos físicos aos usuários e terceiros.
A Fiat Chrysler convocou os proprietários dos modelos Chrysler 300 (ano/modelo 2012), Jeep Grand Cherokee (ano/modelo 2012), Dodge Charger (ano/modelo 2013) e Dodge Durango (ano/modelo 2012 e 2013) devido a possibilidade de falha no alternador.
A falha no equipamento pode resultar no desligamento do motor do veículo de forma inesperada e, em casos extremos, provocar princípio de incêndio no compartimento do motor, com danos físicos e materiais ao motorista, passageiros e terceiros.
A montadora informa que, assim que a solução definitiva estiver disponível, os proprietários de todos os veículos envolvidos na campanha serão convocados para o agendamento do reparo em uma das concessionárias das redes Chrysler, Jeep e Dodge.
A General Motors os proprietários dos veículos modelo Chevrolet Spin 2013 a 2018, fabricados de 14 de outubro de 2011 a 22 de agosto de 2017 a comparecerem a uma concessionária da marca para instalação de uma vedação adicional na grade de entrada de ar localizada abaixo do para-brisa. A troca poderá ser agendada a partir de 11 de setembro.
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No comunicado, a GM informa a possibilidade de entrada de água no compartimento do motor que, em condições de volume extremo, pode atingir o interior da caixa de fusíveis e relés podendo gerar um curto-circuito.
Nestas condições, poderá haver o acionamento involuntário e repetitivo do motor de partida com possibilidade de incêndio e, em veículos equipados com transmissão manual, estando esta engatada, movimentação involuntária. Em ambos os casos, há risco de lesões corporais graves.