Publicidade
A Fifa anunciou nesta sexta-feira (18), a dois dias do início da Copa do Mundo no Catar, que não haverá bebidas alcoólicas no entorno dos estádios. A decisão tem o potencial de afetar a relação da entidade máxima do futebol com a Anheuser-Busch InBev (ABUD34), maior cervejaria do mundo e patrocinadora do torneio com a marca Budweiser.
A Fifa disse em um comunicado que a venda de cerveja será permitida apenas no Fifa Fan Festival, espaço de confraternização onde as partidas são transmitidas em telões, e em locais determinados. Um copo de meio litro custa US$ 14 nos locais autorizados da Copa (cerca de R$ 75).
“Após discussões entre as autoridades do país e da Fifa, uma decisão foi tomada sobre focar a venda de bebidas alcoólicas no Fifa Fan Festival, outros destinos de fãs e locais licenciados, removendo os pontos de vendas de cerveja no perímetro dos estádios da Copa”, afirmou a entidade em um comunicado (veja abaixo, em inglês).
Continua depois da publicidade
Statement on beer sales at #WorldCup stadiums 🏟️ on behalf of FIFA and Host Country 🇶🇦: pic.twitter.com/o4IEhboXks
— FIFA Media (@fifamedia) November 18, 2022
A notícia foi revelada pelo jornal americano The New York Times, que diz que bebidas alcoólicas ainda estarão disponível em suítes de luxo reservadas para dirigentes da Fifa e outros convidados ricos nos estádios. Diz também que a “reviravolta abrupta” foi determinada pelas autoridades do Catar (país muçulmano e conservador onde a venda de bebidas alcoólicas é rigidamente controlada).
Patrocínio da Budweiser
O jornal destaca ainda que, no guia oficial da Fifa para torcedores, há a informação que “os portadores de ingressos terão acesso aos produtos Budweiser, Budweiser Zero e Coca-Cola dentro do perímetro do estádio” por pelo menos três horas antes dos jogos e por uma hora depois — regra que acabou de mudar, com a decisão de hoje.
A Fifa diz em seu comunicado que “não há impacto nas vendas da Bud Zero [cerveja sem álcool da patrocinadora do torneio], que continuará disponível nos estádios da Copa do Catar” (segundo o ge, um copo de meio litro de cerveja sem álcool custa R$ 45 no Catar).
Continua depois da publicidade
A entidade máxima do futebol afirmou também que “os organizadores do torneio apreciam o apoio contínuo e a compreensão da AB InBev” (o patrocínio da cervejaria ao torneio é de US$ 75 milhões, segundo o NYT). “As autoridades do país e a Fifa continuarão a assegurar que os estádios e áreas em volta tenham uma experiência participativa, respeitosa e prazerosa para todos os fãs”.
A notícia pode ter afetado o humor dos acionistas da Anheuser-Busch InBev. Por volta das 10h45, os BDRs da empresa (ABUD34) eram negociados com queda de 0,62% na B3, também afetados pela desvalorização do dólar frente ao real na manhã desta sexta.