Cerca de 500 milhões de usuários foram afetados por vazamento do Yahoo

O roubo de dados é o maior da história para um único site

Paula Zogbi

Publicidade

SÃO PAULO – O Yahoo confirmou ter sido alvo de um dos maiores vazamentos de dados da história nesta quinta-feira. Por meio de uma postagem pública, a companhia disse que “uma cópia da conta de um certo usuário foi roubada da rede da companhia no final de 2014 pelo que acredita-se ter sido um ator patrocinado pelo estado”. 

O roubo de dados em questão é o maior da história para um único site, de acordo com o Market Watch, afetando 500 milhões de pessoas. Em 2014, hackers russos conseguiram roubar dados de 1,2 bilhões de pessoas, mas usando informações de centenas de milhares de endereços eletrônicos. 

Informações roubadas por um hacker que se apresenta como Peace incluem nomes de usuários, senhas, data de nascimento, endereços de email de emergência, entre outras, teriam sido vendidas por US$ 1.800.

O Yahoo disse que está notificando usuários afetados e pedindo que estes mudem imediatamente as suas senhas. Perguntas e respostas de segurança serão invalidadas para impedir o acesso dos hackers através das mesmas. 

O assunto apareceu na mídia pela primeira vez em agosto deste ano, quando a companhia disse apenas estar investigando o caso. Agora, ele provavelmente será confirmado e a empresa deverá solicitar que pessoas que possam ter sido afetadas mudem as senhas.

Com acordo fechado para vender seus negócios de internet para a Verizon, o Yahoo pode ver dificuldades em dar continuidade às suas operações.

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney