Celular substitui fila para ingresso de cinema e check-in no aeroporto

Serviços anunciados pelo Cinemark, Claro e TAM nesta semana aproveitam a facilidade do celular conectado à internet

Evelin Ribeiro

Publicidade

SÃO PAULO – Dois serviços que visam a facilitar a vida do usuário de celular foram anunciados nesta semana.

O primeiro, oferecido pela operadora Claro, permite a compra de ingressos de cinema da rede Cinemark pelo aparelho móvel. Assim que a compra é efetuada, navegando pela página WAP do celular ou pelo aplicativo iCinemark do iPhone, o usuário recebe um código de barras via mensagem de texto.

No cinema, basta se dirigir diretamente à entrada das salas, onde funcionários farão o reconhecimento do código em um equipamento de leitor ótico. Com isso, ele não tem a necessidade de ir até a bilheteria retirar o ingresso.

Continua depois da publicidade

Check-in sem papel
Também nesta semana a TAM anunciou um projeto-piloto nos aeroportos de Ribeirão Preto e São José do Rio Preto (ambos no interior de São Paulo) que permite aos passageiros fazer check-in totalmente sem papel. Os testes tiveram início na terça-feira (21).

Por meio de um celular conectado à internet ou computador, é criado um cartão de embarque eletrônico com código de barras, que pode ser enviado por e-mail ou mensagem de texto (SMS).

Pelo serviço, o passageiro pode marcar ou alterar o assunto, além de inserir o número do cartão TAM Fidelidade ou outro programa para registrar a pontuação por meio do celular. É possível ainda fazer o check-in de mais de uma pessoa ao mesmo tempo, desde que estejam no mesmo código de reserva. O passageiro precisa passar pelo balcão de atendimento, apenas caso tenha bagagem para despachar.