Celular não funciona para 68 mil gaúchos e tem instabilidade em 222 cidades do RS

Telefonia e internet foram afetadas por fortes chuvas e enchentes que atingem o estado

Agência Brasil

Casas inundadas perto do rio Taquari após fortes chuvas em Encantado, no RS (REUTERS/Diego Vara)
Casas inundadas perto do rio Taquari após fortes chuvas em Encantado, no RS (REUTERS/Diego Vara)

Publicidade

O sinal da telefonia móvel e de outros serviços de telecomunicações funcionam parcialmente em 222 cidades gaúchas, em decorrência das fortes chuvas e enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul na última semana.

A interrupção parcial ocorre quando há pelo menos uma operadora funcionando em uma determinada região, ainda que outras estejam com serviço afetado.

Já em outros quatro municípios, cuja população somada atinge 68.745 pessoas, o apagão da telefonia móvel é total. Veja lista:

Continua depois da publicidade

O balanço foi apresentado na quinta-feira (9) pelo ministro das Comunicações, Juscelino Filho, que foi a Porto Alegre para acompanhar as ações de resposta à crise.

“Além das operadoras estarem atuando para retomar o serviço da banda larga móvel, os provedores de pequeno e médio porte estão, dentro do possível, com equipes mobilizadas para restabelecer o serviço”, afirmou o ministro. Ele se reuniu com a associação de pequenos e médios provedores de internet banda larga e ouviu relatos de que parte dessas empresas foram muito atingidas pelo evento climático.

O ministro prometeu apoio do governo federal para a recuperação do setor.

Continua depois da publicidade

Ainda segundo Juscelino Filho, a Telebrás disponibilizou antena para conexão de internet banda larga de alta velocidade via satélite, que foram alocadas nas áreas que seguem com serviços regulares interrompidos.