Catar vai exigir teste de Covid para a Copa; vacina não será obrigatória

Maiores de 18 anos também precisarão baixar o Ehteraz, aplicativo de rastreamento de contatos administrado pelo governo catari

Equipe InfoMoney

Publicidade

O governo do Catar anunciou nesta quinta-feira (29) que vai exigir a apresentação de um teste negativo de Covid-19 dos torcedores que forem assistir à Copa do Mundo no país, mas não será necessário apresentar um comprovante de vacinação nem cumprir um período de quarentena.

“As pessoas que chegam ao Catar não são obrigadas a ficarem em quarentena, independentemente de seu status vacinal ou país de origem”, informou o Ministério da Saúde Pública do Catar e o comitê organizador da Copa.

O país de 2,7 milhões de habitantes estima que vai receber mais de 1 milhão de pessoas devido ao torneio de futebol, que ocorrerá entre 20 de novembro e 18 de dezembro.

Os turistas com mais de 5 anos precisarão apresentar um resultado negativo de um teste de PCR feito até 48 h antes do embarque para o país ou um teste rápido de antígeno realizado até 24 h antes, segundo o governo local. O teste deverá ser mostrado no check-in do aeroporto.

Os maiores de 18 anos também precisarão baixar o Ehteraz, um aplicativo de rastreamento de contatos administrado pelo governo catari. Após entrar no país, não serão necessários testes de Covid se a pessoa não apresentar sintomas de Covid-19 ou não tiver contato com nenhum infectado.

Será necessário ter status verde no Ehteraz para entrar em qualquer espaço público fechado, e quem pegar Covid-19 no Catar deverá se isolar e seguir as diretrizes do Ministério da Saúde do país. Máscaras serão obrigatórias no transporte público e recomendadas nos estádios.

Continua depois da publicidade

O Catar tem 449 mil casos confirmados e 682 mortes por Covid-19 desde o início da pandemia, segundo dados da plataforma “Our World in Data”.