Carros ‘populares’ já estão mais baratos? Qual modelo vai ter a maior redução? Veja respostas

Apesar do anúncio do governo, ainda há muitas dúvidas sobre as medidas (e o seu real impacto). Por isso, o InfoMoney preparou um perguntas e respostas

Lucas Sampaio

Publicidade

O governo federal anunciou na quinta-feira (25) medidas para diminuir o preço dos carros “populares” no Brasil (“de entrada”). O desconto será de 1,5% a até 10,96% sobre o valor do veículo, dependendo de algumas variáveis, e vai valer para os modelos que custam menos de R$ 120 mil.

Apesar do anúncio feito pelo vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) — que também é ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) —, ainda há muitas dúvidas sobre o programa (e o seu real impacto). Por isso o InfoMoney preparou um perguntas e respostas sobre o assunto.

Veja abaixo:

Continua depois da publicidade

  1. O que é carro popular?
  2. Qual é o preço do novo carro popular?
  3. Como o governo pretender cortar o preço dos carros?
  4. O que vai mudar na tributação dos carros populares?
  5. Quais carros vão ficar mais baratos?
  6. Quanto vai custar o carro 0 km mais barato?
  7. Quando os carros vão ficar mais baratos?
  8. Por quanto tempo os carros vão ficar mais baratos?
  9. Carro popular paga menos IPVA?
  10. O seguro do carro vai ficar mais barato?
  11. Carro popular é econômico?
  12. Carro popular será de qualidade?
  13. Quais marcas vão fazer carros populares?
  14. Terão modelos novos de carros populares?

A lista oficial do governo federal, com 11 montadoras e 32 modelos de veículos que aderiram ao programa, foi divulgada apenas no dia 14 de junho. São ao todo 233 versões de carros que terão descontos de R$ 2 mil a R$ 8 mil do governo (veja no link abaixo).

1. O que é carro popular?

“Carro popular” é uma categoria de veículos mais baratos, voltada aos consumidores com menor poder aquisitivo. Também conhecidos como carros “de entrada”, esses modelos geralmente têm menos opcionais de fábrica para baratear o seu custo de produção.

Recentemente, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou o preço dos carros populares no Brasil. “Qual é o pobre que pode comprar um ‘carro popular’ por R$ 90 mil? Um carro de R$ 90 mil não é popular, é para a classe média”.

Continua depois da publicidade

2. Qual é o preço do novo carro popular?

Atualmente, poucos carros são considerados “de entrada” no Brasil: só o Renault Kwid Zen e o Fiat Mobi Like custam menos de R$ 70 mil, segundo dados da tabela Fipe de maio (R$ 67.944 e R$ 68.273, respectivamente).

Os dois modelos são os únicos que custariam menos de R$ 60 mil se tiverem a redução máxima de 10,96% projetada pelo governo (e as montadoras repassarem integralmente a desoneração de tributos federais aos consumidores). Outros 4 modelos custariam entre R$ 60 mil e R$ 65 mil.

Mas ainda não se sabe quanto vai custar cada um desses modelos “de entrada”, pois o governo afirma que a redução pode ser maior. “Porque também será possível a venda direta da indústria, então deve ter um desconto ex-tarifário importante”, afirmou o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin (PSB), ao anunciar medida.

Continua depois da publicidade

3. Como o governo pretender cortar o preço dos carros?

O governo vai desonerar (cortar impostos) não só os modelos “de entrada”, mas todos os carros que hoje custam até R$ 120 mil. O desconto será no IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) e no PIS/Cofins, que são tributos federais.

O corte será feito por meio de uma Medida Provisória, que ainda será editada pelo governo, e o desconto vai variar de 1,5% a 10,96%. O tamanho da redução vai depender de 3 fatores:

  1. Social: vai levar em conta o preço do veículo (quanto mais barato o carro, maior o desconto);
  2. Ambiental: redução será proporcional à eficiência energética do modelo (carros menos poluentes terão descontos maiores);
  3. “Densidade industrial”: vai considerar a quantidade de peças produzidas no Brasil (quanto maior o conteúdo nacional, maior a redução).

4. O que vai mudar na tributação dos carros populares?

O goveno vai cortar o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), o PIS e a Cofins, que são tributos federais. Os valores exatos da desoneração (e a redução para cada modelo) ainda não foram definidos.

Continua depois da publicidade

Alckmin afirmou na quinta-feira (25) que o Ministério da Fazenda apresentaria uma solução em “até 15 dias”. “Em até 15 dias, a Fazenda vai estabelecer a questão fiscal. Dará seu parecer, daí [o governo] pode efetivamente fazer a Medida Provisória”.

5. Quais carros vão ficar mais baratos?

Todos os carros que custam até R$ 120 mil, segundo o governo federal. Mas o desconto vai variar de 1,5% a 10,96%, dependendo de 3 fatores: social, ambiental e industrial (veja mais detalhes na pergunta 3).

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) afirma que 33 modelos de 11 montadoras terão direito ao corte de impostos — sem dizer quais. Procurada, a pasta se limitou a dizer que “a relação dos modelos que se enquadram nesse espectro [até R$ 120 mil] pode ser obtida a partir de pesquisa na tabela Fipe”.

Continua depois da publicidade

O InfoMoney listou então tods os 33 veículos que custam menos de R$ 120 mil no Brasil (e as mais de 120 versões desses modelos), segundo a tabela Fipe de maio. A reportagem também aplicou os descontos mínimo (1,5%) e máximo (10,96%) para tentar projetar qual pode ser a redução no preço final para o consumidor.

Veja a lista completa, com os mais de 120 carros, na reportagem abaixo:

6. Quanto vai custar o carro 0 km mais barato?

Ainda não se sabe, mas a expectativa (do governo federal e das montadoras) é que os carros populares mais baratos custem menos de R$ 60 mil. A intenção inicial do governo era ter carros populares na faixa de R$ 45 mil a R$ 50 mil, mas a ideia se mostrou inviável. Passou-se, então, a buscar uma equação para que alguns modelos fossem oferecidos na faixa entre R$ 50 mil e R$ 60 mil.

Alckmin disse ontem que será possível atingir essa meta (de ter veículos custando menos de R$ 60 mil) porque, na prática, “o desconto será maior” para os consumidores. “Porque também será possível a venda direta da indústria, dntão deve ter um desconto ex-tarifário importante”.

O presidente da Anfavea (associação de montadoras), Márcio Lima Leite, afirmou após o encontro no Palácio do Planalto que é possível que os preços dos carros novos caiam abaixo de R$ 60 mil com as medidas anunciadas. Disse também que a medida do governo inclui os veículos novos em estoque.

Levantamento do InfoMoney com base na tabela Fipe de maio mostra que apenas 2 modelos custariam menos de R$ 60 mil com o desconto máximo de 10,96% no preço (e outros 4 custariam entre R$ 60 mil e R$ 65 mil).

7. Quando os carros vão ficar mais baratos?

Ainda não é possível saber.

Primeiro o Ministério da Fazenda vai definir o tamanho da redução para cada modelo e de onde virá o dinheiro para bancar a medida (como ela envolve o corte de impostos, o governo tem de cortar despesas ou aumentar a arrecadação de outra forma para compensar a desoneração).

Depois, o governo federal editará uma Medida Provisória (MP) com o corte de impostos. Só então os descontos podem ser repassados aos clientes, pois as Medidas Provisórias têm força de lei e passam a valer a partir da sua publicação (depois, elas precisam ser aprovadas pelo Congresso Nacional em até 120 dias, senão perdem a validade).

8. Por quanto tempo os carros vão ficar mais baratos?

Ainda não se sabe. Mas o vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB), fez questão de destacar que o benefício será temporário. “A proposta de estimulo é transitória, anti-cíclica, porque a indústria está com muita ociosidade. E queremos um carro acessível, pois hoje o carro mais barato é quase R$ 70 mil, então queremos reduzir esse valor”.

9. Carro popular paga menos IPVA?

Sim, porque o valor do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) depende do preço do bem e, em geral, os carros populares são mais baratos. A alíquota do IPVA depende do estado em que o veículo é emplacado (ela é de 4% em São Paulo, por exemplo).

Além disso, quando os carros ficarem mais baratos, o valor do IPVA dos veículos também vai ficar menor. Um exemplo: se um carro que custa R$ 100 mil ficar 10% mais barato, seu preço vai cair para R$ 90 mil. Com isso, o valor do IPVA vai ficar R$ 400 menor em São Paulo (de R$ 4.000 para R$ 3.600).

10. O seguro do carro vai ficar mais barato?

Reportagem do InfoMoney explica se o seguro do carro vai ficar mais barato com as novas medidas. Para Márcio Messias do Nascimento, especialista de seguros da Neurotech, a medida pode ajudar no aumento da demanda por seguro, pois mais consumidores terão acesso a carros novos com preços mais acessíveis, o que deve impulsionar a busca pela proteção.

“Outro ponto interessante é que, como o valor da Fipe do veículo é levado em consideração para gerar o custo do seguro, estes preços podem ser mais atrativos”, afirma Nascimento. “Mas é importante frisar que todos os outros dados de uso, região e perfil são considerados na composição do prêmio do seguro”.

Veja mais sobre o assunto na reportagem abaixo:

11. Carro popular é econômico?

Não necessariamente. Hoje existem tecnologias mais avançadas, presentes apenas em veículos mais caros, que aumentam a sua eficência energética. Por outro lado, elas contribuem para tornar o modelo mais caro.

A medida anunciada pelo governo, no entanto, vai privilegiar os carros populares mais econômicos. Isso porque um dos fatores que vai definir a porcentagem do desconto é a eficiência energética, e carros que poluem menos terão uma redução maior no preço.

12. Carro popular será de qualidade?

Não haverá um novo modelo de carro popular. O desconto vai valer para os veículos que já são comercializados atualmente (e custam menos de R$ 120 mil). A qualidade dos carros também não será modificada, pois eles continuarão com os mesmos opcionais que já são oferecidos hoje.

13. Quais marcas vão fazer carros populares?

Atualmente, 4 montadoras produzem carros que podem ser considerados “populares” (“de entrada”): Citröen, Fiat, Renault e Hyundai. Os poucos carros considerados “de entrada” no Brasil são o Renault Kwid e o Fiat Mobi, os únicos que custam menos de R$ 70 mil, além do Citroën C3, do Fiat Argo e do Hyundai HB20, que têm modelos que custam menos de R$ 80 mil.

Mas o governo diz que a redução de imposto vai envolver 33 modelos de 11 marcas, não só os carros “populares”. O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) não informa quais são os 33 modelos das 11 marcas que serão beneficiados.

A pasta se limita a dizer que “a relação dos modelos que se enquadram nesse espectro [até R$ 120 mil] pode ser obtida a partir de pesquisa na tabela Fipe”. O InfoMoney tabelou todos os veículos que custam menos de R$ 120 mil no Brasil, segundo a tabela Fipe de maio, e aplicou os descontos mínimo (1,5%) e máximo (10,96%) para tentar projetar qual pode ser a redução no preço final, para o consumidor.

Mais de 120 versões serão beneficiadas pela desoneração. Veja a lista completa na reportagem abaixo:

14. Terão modelos novos de carros populares?

Não. Os carros que serão beneficiados pelo corte de impostos federais são os mesmos que já são comercializados atualmente.

Lucas Sampaio

Jornalista com 12 anos de experiência nos principais grupos de comunicação do Brasil (TV Globo, Folha, Estadão e Grupo Abril), em diversas funções (editor, repórter, produtor e redator) e editorias (economia, internacional, tecnologia, política e cidades). Graduado pela UFSC com intercâmbio na Universidade Nova de Lisboa.