Publicidade
Em tempos de Carnaval a ordem é se divertir. Mas antes de cair na folia tome alguns cuidados básicos para sua segurança, reduzindo o risco de fraudes e golpes com seu cartão. Para evitar problemas, a Visa, uma das maiores empresas de pagamentos digitais, listou alguns pontos essenciais:
Menos é mais: leve o essencial para o bloco
Não leve toda a sua carteira, apenas um, ou, no máximo, dois cartões, além de um documento de identificação com foto. Use bolsas que fiquem à sua frente e próximas ao corpo, como doleiras e pochetes. Para os celulares, dê preferência às capinhas com cordão, que permitem deixar o dispositivo preso ao corpo. Se for viajar, evite deixar seus cartões em locais desprotegidos, como malas e bolsas. Prefira deixar esses itens em cofres com senha, caso sua hospedagem ofereça essa possibilidade.
Leia também: Vai pagar com Pix no Carnaval? Veja como proteger o app do banco e outras dicas
Prefira o pagamento por aproximação
O pagamento com cartão é um dos mais difundidos em todo o Brasil, mas um dos golpes mais comuns em blocos de Carnaval é a troca do cartão do consumidor, em que o falso vendedor se aproveita de momentos de distração e fica com a sua credencial, podendo usá-la, depois de ver a senha digitada na maquininha. De acordo com a diretora de Risco da Visa do Brasil, Adriana Umeda, uma boa alternativa é o pagamento por aproximação, que além de ágil e prático, sem interromper a diversão, permite que o meio de pagamento não saia da mão do consumidor, colocando-o no controle da transação. “O portador também pode configurar seu dispositivo ou cartão para que a transação só seja liberada com autenticação, seja por senha ou biometria”, finaliza.
Autenticação extra
A biometria, inclusive, é uma grande parceira da segurança nesses momentos, já que autoriza a transação mediante a autenticação pela digital, pelo rosto e até pela íris. Assim, você se protege não só do roubo da senha, mas do esquecimento do número na hora de pagar.
Ative a proteção
Acione o máximo de mecanismos de proteção, como fatores de autenticação, e alertas, como avisos de compra por SMS e e-mail em tempo real, em seus dispositivos móveis e aplicativos do banco e do cartão. Assim, você controla seus gastos e é avisado caso tenha sido feita uma compra indevida. Sempre peça também o comprovante impresso da maquininha e não aceite realizar transações em aparelhos com o visor danificado, para se certificar de que não houve nenhuma troca no valor da transação ou roubo da senha.
Continua depois da publicidade
Leia também: SP tem 590 registros de roubo ou furto no pré-carnaval
Comunique rápido a perda ou roubo
Deixe os telefones das centrais de atendimento do seu banco com fácil acesso para comunicá-lo o mais rápido possível, evitando retiradas da sua conta ou o uso do limite do seu cartão de crédito. No caso de credenciais cadastradas em dispositivos como celular ou relógio, entre em contato com a sua operadora para cancelar a linha e faça também a comunicação para o banco emissor do cartão para que ele possa realizar o bloqueio de tokens e credenciais. Se preparando antes, combinando informação com atenção redobrada e tecnologias de segurança, o Carnaval será o que tem de ser, um momento de diversão e não de dor de cabeça.