Câmara aprova uso de arrecadação com multas no Programa Bicicleta Brasil

Programa Bicicleta Brasil será financiado com uma porcentagem do valor arrecadado em multas de trânsito

Paula Zogbi

cycling lane sign
cycling lane sign

Publicidade

SÃO PAULO – Foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania o Programa Bicicleta Brasil, que prevê uso de arrecadação com multas de trânsito em diversas ações que incentivam o uso de bicicletas. O projeto de lei segue agora, em caráter conclusivo, para análise do Senado – isso significa que será votado apenas pelas comissões designadas para analisa-lo.

Aplicável em cidades com mais de 20 mil habitantes, o PL 6474/09 propõe financiamento do PBB com 15% do valor arrecadado nas multas para promover a integração das bicicletas ao sistema de transporte público coletivo; apoiar estados e municípios na instalação de bicicletários públicos e na construção de ciclovias e ciclofaixas; e promover campanhas de divulgação dos benefícios do uso da bicicleta.

A execução dessas atividades ficará sob responsabilidade da administração pública e setores privados ligados ao trânsito e à mobilidade urbana.

Continua depois da publicidade

Dentro do texto existe também a inclusão dessas mesmas atribuições dentro do que pode ser financiado pelo Cide-Combustíveis, imposto federal pago sobre importação e venda de combustíveis.

O projeto foi inicialmente apresentado em 24/11/2009 e altera as leis nº 9.503, de 1997 e nº 10.636, de 2002.

Confira as ofertas da XP para economizar ainda mais comprando com o cartão XP Visa Infinite; até 20% de Investback em grandes marcas para todos os clientes.

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney