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SÃO PAULO – A Toyota lançou, recentemente, a versão 2017 do Etios. O carro, contou com mudanças, principalmente em seu visual interno e em sua mecânica, enquanto que o exterior foi mantido. Uma das grandes novidades é que tanto a versão hatch quando o sedã contam, agora, com transmissão automática de quatro marchas, enquanto a versão manual vem com seis marchas.
O InfoMoney passou uma semana com o Toyota Etios XLS 1.5 automático sedã e a impressão do veículo foi bastante positiva, para o nicho de mercado que ele se propõe a atingir. O exterior do veículo pode não agradar à primeira vista, mas seu interior é espaçoso e a mecânica funciona bem.
Como uma amiga disse ao andar no carro, “eu sinto que poderia viajar com a minha família nesse carro”. E é exatamente essa a impressão que o Etios passa: de ser um excelente veículo para a família, com porta-malas absurdamente grande, de 562 litros, bom espaço no banco de trás e um motor que pode não empolgar, mas também não deixa na mão.
Uma das grandes mudanças positivas do veículo foi em seu painel, muito criticado na versão anterior, agora ele vem com novas funcionalidades e muito mais bonito. Apesar de ser um pouco estranho se acostumar com sua localização no meio, e não na frente do motorista, como é o usual na maioria dos carros, o velocímetro digital e a outra tela funcionam bem.
O carro aposta em seu caráter econômico, o que explica o visor de gasto de combustível no painel com a opção de saber quantos reais em combustível por quilômetro o veículo usa. Já a transmissão dele funciona bem, mas deixa um pouco na mão na hora de subidas. A suspensão, por sua vez é bastante suave e o isolamento acústico também funciona bem.
A central multimídia do veículo funciona bem. A conexão Bluetooth com celular é eficiente e o sistema de som também agrada. O volante conta com funções multimídia que são bastante intuitivas, especialmente para quem já está acostumado com modelos da Toyota.
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São poucas as falhas que chamam atenção no carro, além do design externo, que é facilmente esquecido pelo motorista na hora de conduzir. Um dos principais problemas é o Etios não contar com sistema automático de travamento das portas. Para um carro “família”, fez falta. Além disso, ele poderia contar também com luz interna para os passageiros de trás, e a alavanca de câmbio e o freio de mão um pouco mais elevados. Nada, no entanto, que atrapalhe de maneira definitiva a experiência do motorista no veículo.
Por um preço de R$ 60.295, a versão completa do sedã não parece mirar a liderança do mercado, mas sim agradar cada vez mais seu consumidor tradicional. O painel central, que era a principal reclamação do veículo, foi resolvido com sucesso pela montadora e o preço da versão de entrada do sedã é R$ 48.495.