Publicidade
SÃO PAULO – A cervejaria tcheca Budejovicky Budvar ganhou o direito de utilizar o nome “Budweiser” em sua cerveja na Itália, após uma batalha judicial com a norte-americana Anheuser-Busch InBev no país. De acordo com o site do jornal Financial Times, desde 1907 as cervejeiras travam guerras judiciais em diversos países para a apropriação da marca.
A decisão dos tribunais italianos agradou o porta-voz da Budvar, Petr Samec, que afirmou ao site que essa é, provavelmente, “a derrota mais difícil da ABI em mais de 100 anos de disputa global pela marca Budweiser.”
Samec ainda contou que as vendas da cervejaria tcheca diminuíram pela metade após ser forçada a mudar a marca de “Budweiser Budvar” para “Czechvar” no mercado italiano em 2002.
Já a Anheuser-Busch afirmou, por comunicado, que estava considerando suas opções legais e que iria interromper, pelo momento, o fornecimento da cerveja “Budweiser” para a “Bud” na Itália.
Ainda de acordo com o Financial Times, a marca “Budweiser” norte-americana domina a maioria dos países das Américas, como o Brasil e os Estados Unidos, enquanto a “Budweiser Budvar” mantém o título em muitos países da Europa. Na última década, as duas empresas já se enfrentaram em mais de 170 processos judiciais.