Publicidade
O governo federal determinou o recolhimento em todo o território nacional de petiscos caninos da Balance, marca da BRF Pet. A empresa é uma subsidiária da BRF (BRFS3), gigante de alimentação que é dona das marcas Sadia, Perdigão e Qualy.
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) diz ter tomado a decisão após receber oficialmente o comunicado de recall voluntário de 3 lotes de petiscos caninos da marca. O recolhimento se refere aos produtos:
- Balance Bifinhos Frango Filhote (lote 22V074);
- Balance Bifinhos Frango Assado (lote 22V085);
- Balance Bifinhos Carne e Vegetais (lote 22V085).
Em setembro, a Balance já havia anunciado o recolhimento (recall) de lotes de outro produto (Snack Dental), também por contaminação de etilenoglicol (veja mais abaixo).
O Mapa afirmou que, “com o novo comunicado, são ao todo 6 empresas com determinação de recolhimento de seus produtos após detecção de 2 lotes de propilenoglicol contaminados com monoetilenoglicol, adquiridos da empresa Tecno Clean”. São elas:
- Bassar Indústria e Comércio Ltda;
- FVO Alimentos Ltda;
- Peppy Pet Indústria e Comércio de Alimentos para Animais;
- Petitos Indústria e Comércio de Alimentos;
- Pets Mellon Industria de Produtos para Alimentação Animal Ltda (BRF Pet);
- Upper Dog comercial Ltda.
O Ministério diz que o propilenoglicol é um produto de uso permitido na alimentação animal, desde que adquirido de empresas registradas, e as investigações que estão sendo realizadas são relacionadas a uma possível contaminação do propilenoglicol por monoetilenoglicol. O etilenoglicol é um composto químico tóxico, que pode ser letal se ingerido por cães e humanos.
A pasta afirma também que “as investigações continuam sendo realizadas pela Polícia Civil de São Paulo e de Belo Horizonte, com acompanhamento do Mapa”, e que a suspensão vale apenas para os produtos com suspeita de contaminação. “Até o momento, não existe diretriz do ministério de suspender o uso de produtos que contenham propilenoglicol na sua formulação, além dos já mencionados”.
Continua depois da publicidade
Além do Mapa, o Ministério da Justiça informou nesta segunda-feira (24) que abriu um procedimento de monitoramento contra a BRF PET, “solicitando a apresentação imediata do recall”, por meio da Secretaria Nacional de Comunicação (Senacon).
Culpa de terceiros
A Balance culpa 2 empresas pelas contaminações — a Bassar, no caso do Snack Dental, e a Patense, no caso dos Bifinhos — e disse que “assim como outras marcas, a Balance também comercializa produtos que são de fabricação de fornecedores terceirizados, como é o caso do Snack Dental e dos Bifinhos”.
A Bassar foi a primeira empresa do mercado pet a fazer um recall de produtos, em setembro, após dezenas de animais morrerem. Dias depois, mais 3 empresas tiveram de recolher produtos por suspeita de contaminação: a FVO Alimentos Ltda, a Peppy Pet e a Upper Dog Comercial Ltda.
Continua depois da publicidade
A Bassar confirmou ser a fabricante do Snack Dental Balance e disse que “a empresa é vítima, assim, como outras indústrias de petiscos e rações animais, de uma fornecedora de propilenoglicol”. Ela disse que comprou propilenoglicol da Tecno Clean Industrial, empresa pertencente ao grupo econômico Fricon, em fevereiro, e que “o produto estava contaminado com etilenoglicol, substância nociva à saúde”.
A empresa afirma ainda que “a Tecno Clean forneceu o mesmo produto para outras empresas produtoras de alimentos para animais”. “A Bassar Pet Food reforça que o etilenoglicol não faz parte de nenhuma etapa da sua cadeia de produção. O etilenoglicol é um composto químico e tóxico que pode ser letal se ingerido por cães e humanos” (veja abaixo também o comunicado completo da Bassar).
A reportagem não conseguiu contato com a Patense nem com a Tecno Clean.
Continua depois da publicidade
Testes independentes
A Balance afirma na sua nota que “desde que os primeiros casos suspeitos vieram à tona, nós temos cobrado explicações desses fornecedores – Bassar, no caso do Snack Dental; e Patense, no caso de Bifinhos – e ambos nos asseguraram que os produtos deles que comercializamos não estavam com suspeitas de contaminação por etilenoglicol“.
A empresa disse que, mesmo assim, decidiu “conduzir análises técnicas próprias e independentes em ambas as linhas de produtos”. “Em setembro, tão logo recebemos resultados conclusivos que apontaram a presença de etilenoglicol em lotes do Snack Dental Balance, iniciamos o recolhimento (recall) desses produtos do mercado e das casas dos consumidores”.
“Na segunda semana de outubro, viemos pedir a você, tutor, que suspenda imediatamente o consumo dos 3 lotes de Bifinhos Balance e acione os nossos canais de atendimento para que seja realizado um processo de recolhimento (recall) de todos os produtos Balance Bifinhos desses lotes”, diz a empresa.
Continua depois da publicidade
Serviço ao consumidor
A Balance diz no comunicado que “qualquer outro produto Balance que não seja o Snack Dental ou que não esteja entre esses 3 lotes de Bifinhos pode continuar sendo consumido pelo seu pet normalmente, pois atendem rigorosamente aos nossos padrões de qualidade e controle”.
Canais de atendimento da companhia poderão ser usados pelos consumidores para tirar dúvidas: pelo telefone 0800 728 2822 (de segunda a sexta das 8h30 às 17h) e pelo site https://balance.com.br/contato/.
Ela afirma ainda estar “auxiliando as investigações junto ao Mapa [Ministério da Agricultura] e demais órgãos competentes, acatando todas as orientações e medidas responsáveis que nos são solicitadas”.
Continua depois da publicidade
Veja, abaixo, os comunicados completos da Balance e da Bassar Pet Food:
Balance
Em respeito a você e ao seu pet, viemos explicar alguns fatos e fazer um pedido importante diante dos casos de contaminação de produtos por etilenoglicol.
Sentimos muito o ocorrido e nos mantemos solidários aos tutores que perderam seus pets nesta situação lamentável.
Assim como outras marcas, a Balance também comercializa produtos que são de fabricação de fornecedores terceirizados, como é o caso do Snack Dental e dos Bifinhos Balance.
Desde que os primeiros casos suspeitos vieram à tona, nós temos cobrado explicações desses fornecedores – Bassar, no caso do Snack Dental; e Patense, no caso de Bifinhos – e ambos nos asseguraram que os produtos deles que comercializamos não estavam com suspeitas de contaminação por etilenoglicol.
No entanto, respeitando os nossos valores inegociáveis de qualidade, segurança e integridade, optamos por conduzir análises técnicas próprias e independentes em ambas as linhas de produtos.
Na segunda semana de outubro, viemos pedir a você, tutor, que suspenda imediatamente o consumo dos três lotes a seguir de Bifinhos Balance e acione os nossos canais de atendimento para que seja realizado um processo de recolhimento (recall) de todos os produtos Balance Bifinhos desses lotes. São eles:
– Balance Bifinhos Filhote Frango
LOTE 22V074
Fabricado em 15.03.2022
– Balance Bifinhos Carne Vegetais
LOTE: 22V085
Fabricado em 26.03.2022
– Balance Bifinhos Frango Assado
LOTE: 22V085
Fabricado em 26.03.2022
Importante ressaltar que qualquer outro produto Balance que não seja o Snack Dental ou que não esteja entre esses três lotes de Bifinhos pode continuar sendo consumido pelo seu pet normalmente, pois atendem rigorosamente aos nossos padrões de qualidade e controle, estando, portanto, dentro da conformidade de segurança.
Continuamos acompanhando e auxiliando as investigações junto ao MAPA e demais órgãos competentes, acatando todas as orientações e medidas responsáveis que nos são solicitadas.
Nos colocamos à disposição para lhe atender diretamente e tirar suas dúvidas por meio dos nossos canais de atendimento ao consumidor, no site https://balance.com.br/contato/, ou no número 0800 728 2822 (de segunda a sexta, das 8h30 às 17h).
Um abraço,
Equipe Balance.
Bassar Pet Food:
A Bassar Pet Food esclarece que, desde o surgimento das primeiras queixas, tem mantido seus clientes e parceiros informados sobre cada passo das investigações. A empresa é vítima, assim, como outras indústrias de petiscos e rações animais, de uma fornecedora de propilenoglicol. A Bassar confirma que é fabricante do Snack Dental Balance.
A Bassar Pet Food esclarece que adquiriu em fevereiro de 2022 propilenoglicol da Tecno Clean Industrial, empresa pertencente ao grupo econômico Fricon, sediado em Contagem (MG). Exames realizados pelo MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) apontam que o produto estava contaminado com etilenoglicol, substância nociva à saúde. A Tecno Clean não era fornecedora da matéria-prima, mas no início de 2022, quando houve falta do insumo no mercado, a Bassar comprou o produto daquela empresa. A Tecno Clean forneceu o mesmo produto para outras empresas produtoras de alimentos para animais.
A Bassar Pet Food reforça que o etilenoglicol não faz parte de nenhuma etapa da sua cadeia de produção. O etilenoglicol é um composto químico e tóxico que pode ser letal se ingerido por cães e humanos.
A empresa reitera que, desde o início, tem realizado todos os esforços e colaborado com as autoridades para a elucidação do caso. Além disso, tomou as seguintes medidas:
– Fechou voluntariamente a fábrica e contratou uma empresa independente para realizar uma profunda auditoria em seu processo de produção e maquinários e de todas as matérias-primas que compõem seus produtos finais
– Realizou o recolhimento de todos os produtos fabricados a partir de fevereiro de 2022, conforme orientação do órgão regulador, o MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).
– Notificou os distribuidores para a retirada imediata dos itens das lojas. Os produtos estão armazenados em local seguro até o fim das investigações.
Além disso, tem esclarecido dúvidas sobre o recall ou sobre nossos produtos por meio do SAC pelo e-mail sac@bassarpetfood.com.br.
(Com Estadão Conteúdo)