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SÃO PAULO – Para comemorar o ano novo, 74% dos brasileiros irão comprar uma roupa nova, segundo revelou uma pesquisa do SPC Brasil ( Serviço de Proteção ao Crédito) divulgada nesta sexta-feira (27).
Os especialistas de finanças do SPC Brasil explicam que hábito comum do brasileiro se deve a superstição de passar a virada com uma peça de roupa nova, além de um fator econômico fundamental para sustentar todo este consumo: a injeção de capital novo na economia brasileira, materializado no pagamento da segunda parcela do 13º salário.
“Historicamente, temos observado que grande parte dos consumidores brasileiros utiliza a primeira parcela do 13º [salário] para pagar dívidas. No entanto, a segunda parcela normalmente é direcionada para o consumo com as festas de fim de ano”, explica o gerente financeiro do SPC Brasil, Flávio Borges.
Liquidações
O estudo indicou ainda que como as vendas de Natal ficaram abaixo do esperado, cresceram 2,97% contra 5% da projeção dos lojistas, muitos estabelecimentos já deram início as tradicionais promoções para atrair o consumidor e acabar com os estoques.
O presidente da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), Roque Pellizzaro Junior, afirma que o momento é uma oportunidade para as lojas conseguirem vendas adicionais no período em que a maioria dos consumidores vai trocar os presentes recebidos.
“A expectativa é de que as liquidações reaqueçam o mercado até o final de janeiro. Com o início da semana das trocas dos presentes, o comerciante tem a oportunidade de se beneficiar dos tradicionais descontos e emplacar novas vendas, principalmente em artigos de vestuário, calçados, cosméticos e perfumaria, já que muitos consumidores desejam passar o Réveillon com roupa nova”, finaliza.