Black Friday: buscas por ar-condicionado disparam, mas celulares seguem na frente

O Google compartilhou as tendências de buscas para a Black Friday 2024

Maria Luiza Dourado

(Unsplash)
(Unsplash)

Publicidade

A onda de calor está fazendo as pesquisas por ar-condicionado e ventiladores de mesa dispararem nesta Black Friday, mas os smartphones continuam liderando as buscas. É o que mostram dados internos do Google compartilhados em evento na sede da companhia em São Paulo na noite desta quinta-feira (28).

O setor de Ar e Ventilação apresentou um crescimento de 61% nas buscas, impulsionado sobretudo pelas pesquisas por “ar-condicionado portátil”, que tiveram alta de 166% na última quarta-feira (27) em comparação com o dia anterior. Também cresceram as buscas por termos como “ventilador de mesa” (+148%), “ar-condicionado janela” (+133%), “ar-condicionado portátil” (+118%), “ventilador” (+113%) e “climatizador de ar” (+107%).

LEIA MAIS: Latam inicia Black Friday com passagens aéreas a partir de R$ 110; confira as opções

Além dessas, outras categorias de produtos relacionadas às altas temperaturas estão entre as que tiveram maior crescimento ontem, como Proteção Solar, que registrou alta de 8% nas buscas.

Ranking de buscas com maior crescimento na véspera da Black Friday 2024 (Google)

Celulares seguem liderando buscas

Algumas categorias vêm se tornando clássicas para os brasileiros na Black Friday. Segundo dados internos do Google, os grupos Celulares, Móveis e Construção são as divisões de produtos que contaram com os maiores volumes de buscas nesta quarta-feira (27), em comparação com terça-feira (26) — categorias que já vêm liderando o ranking das mais buscadas na última semana. Celulares, inclusive, se mantêm como os mais buscados pelos brasileiros desde 27 de outubro.

Ranking de buscas com maior volume na véspera da Black Friday 2024 (Google)

“Otimismo realista”

A expectativa de Gleidys Salvanha, diretora-geral de negócios para Varejo e Tecnologia do Google Brasil, é de um “otimismo realista” para a Black Friday 2024, especialmente sobre a intenção dos consumidores de gastarem mais por compra neste ano.

Continua depois da publicidade

Ainda segundo Saldanha, o setor varejista, tanto de produtos quanto de serviços, estabeleceu metas mais ousadas em 2024 em relação a 2023. “A pauta de rentabilidade é forte entre os varejistas, mas estamos vendo mais esforços em marketing e divulgação”, disse a executiva.

Ela também afirmou que as empresas que participaram do Esquenta Black Friday, um período de promoções que ocorre cerca de um mês antes da data, obtiveram sucesso nas vendas.

Agora, a expectativa está concentrada nesta sexta-feira (29). “A expectativa é muito grande para amanhã, justamente por conta do pagamento do 13º salário, que ocorre amanhã”.

Maria Luiza Dourado

Repórter de Finanças do InfoMoney. É formada pela Cásper Líbero e possui especialização em Economia pela Fipe - Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas.