Publicidade
O Procon-SP divulgou, na manhã desta segunda-feira (28), um novo balanço de reclamações relacionadas à Black Friday. Até 10h30 de hoje, 899 consumidores procuraram o Procon-SP para informar sobre de problemas nas compras ou contratações durante o evento do varejo.
A maior parte das queixas foi quanto ao atraso ou a não entrega de itens adquiridos, um total de 286, que correspondem a 31,8% do total.
Outros problemas relatados foram: “maquiagem de desconto” ou mais conhecida como “metade pelo dobro”, quando o desconto oferecido não é real (104 queixas); produto ou serviço entregue diferente, incompleto ou com danos (101 queixas); mudança no preço ao finalizar a compra (94 queixas) e produto ou serviço indisponível (93 casos).
Empresas mais reclamadas
O Procon-SP também lista as empresas mais reclamadas em seus canais. Levantamento foi realizado até as 12h desta sexta e considera as 899 reclamações. Veja:
Empresas | Total (%) de reclamações |
Magazine Luiza | 6,79% |
Americanas | 6,56% |
Via (Casas Bahia/Ponto/ Extra) | 4,00% |
Carrefour | 3,67% |
Centauro | 3,45% |
Por nota, a Via afirmou que antecipou o início da Black Friday para 19 de outubro. E que, por isso, as demandas no Procon se tratam, em sua maioria, de casos pontuais não relacionados à Black Friday, e que já estão em tratativas.
“A companhia reforça que, para a data promocional, manterá atendimento ininterrupto, iniciado no começo da campanha de Black Friday, até o dia 30 de novembro”.
Continua depois da publicidade
O Magazine Luiza afirma que “faz questão de responder a todas as dúvidas e reclamações de seus clientes, seja por telefone, chat, email ou redes sociais, ao longo de todo o ano”. O Magalu ressalta que reforçou suas equipes para que o atendimento aos consumidores funcione de maneira ininterrupta.
A Americanas afirma também que fortaleceu sua operação para a Black Friday e “segue comprometida com o objetivo de oferecer a melhor experiência da internet brasileira”.
“A companhia está atuando para solucionar rapidamente todas as questões que venham a surgir e ressalta que o percentual de reclamações é muito baixo em relação ao total de pedidos recebidos durante o evento”, diz a nota da empresa.
Continua depois da publicidade
A Centauro afirmou que trabalha para “aprimorar constantemente seus sistemas e processos”. Especialmente para a Black Friday, também tem um time dedicado para solucionar questões que possam surgir. A empresa diz, ainda, que todos os casos citados já foram resolvidos.
O Carrefour também foi contatato, mas ainda não enviou o posicionamento.
Comprar com consciência
Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) estima que a Black Friday deste ano movimente cerca de R$ 6,05 bilhões em vendas, um resultado que se concretizado será 3,5% maior do que o registrado em 2021.
Continua depois da publicidade
Nesta edição, a televisão promete ser o destaque de vendas por causa da realização da Copa do Mundo, iniciada 5 dias antes da data oficial. E a data das promoções também será usada, segundo pesquisas de consumo, para as famílias anteciparem as compras de Natal.
Mas atenção: faça compras com consciência e não se iluda com supostas ofertas imperdíveis. Na segunda-feira (28) será realizada a Cyber Monday, voltada para descontos em produtos de tecnologia. E depois do Natal, claro, a tradicional queima de estoque das varejistas, com preços sempre mais em conta.
O InfoMoney preparou um guia completo com dicas de planejamento financeiro e explica como se preparar para evitar golpes.