Black Friday 2023: quando é? o que significa? Veja 7 respostas sobre a data

Consumidores e varejo já se preparam para a data com as promoções já disponíveis em várias plataformas

Equipe InfoMoney

(Shutterstock)
(Shutterstock)

Publicidade

A Black Friday 2023 se aproxima de sua 13ª edição no Brasil. A data é estratégica para os consumidores: alguns aproveitam o evento para ter descontos em compras mais caras de eletrodomésticos a eletrônicos; outros preferem reservar o momento para aquela “lembrancinha”; e o terceiro grupo é o dos que antecipam as compras do Natal.

A data é uma das referências do varejo no país e você provavelmente já está se deparando com as propagandas de “esquenta da Black Friday” ou de “Black Friday antecipada” na internet.

A Black Friday como conhecemos, que leva milhares de pessoas às compras com grandes descontos em lojas e sites, é uma tradição norte-americana e ganhou tração no Brasil a partir de 2010. Mas a história da data vai muito além dos descontos e percorreu um longo caminho até ganhar a proporção que tem hoje.

Você sabe o que significa Black Friday? Como surgiu a Black Friday e por que ela é comemorada nesta data? O InfoMoney preparou um perguntas e respostas sobre o maior evento de consumo do planeta.

Confira:

Quando é a Black Friday?

O dia da Black Friday muda todo ano, mas acontece sempre no dia seguinte ao dia de Ação de Graças — sempre uma sexta-feira.  Em 2023, a Black Friday será no dia 24 de novembro (na sexta-feira).

Continua depois da publicidade

O Dia de Ação de Graças não tem uma data fixa e é comemorado na última quinta-feira de novembro, por isso a data da Black Friday também muda todo ano.

Quando começa a Black Friday?

A data da Black Friday é fixa, mas cada vez mais as promoções vem sendo diluídas ao longo de todo o mês de novembro. Para muitas varejistas, a Black Friday já começou: todas as grandes empresas (brasileiras e estrangeiras com atuação no país) começaram seus “esquentas” entre o fim de outubro e começo de novembro.

Que horas começa a Black Friday?

A Black Friday começa teoricamente à 0h do dia 24, mas algumas varejistas antecipam suas promoções para a noite de quinta-feira (23).

Continua depois da publicidade

O que comprar na Black Friday?

Não tem uma resposta certa ou recomendação geral. Cada consumidor pode avaliar o que está precisando ou o que deseja e o quanto quer gastar. Apesar disso, um estudo do Mercado Livre com 7,8 mil consumidores mostra que os eletrodomésticos são os mais desejados para a data. 

De qualquer maneira, a dica é sempre pesquisar bastante. Use sites comparadores de preços, consulte a lista de sites não recomendados pelo Procon-SP, acompanhe as suas redes sociais. O mais importante é não comprar “gato por lebre”.

O que significa Black Friday?

Black Friday significa, ao pé da letra, “Sexta-feira negra”. O termo começou a ser usado na década de 1960 pelo Departamento de Polícia da Filadélfia, nos Estados Unidos, ao lidar com o caos causado pelo excesso de pedestres e veículos na data.

Continua depois da publicidade

Era na sexta-feira que as pessoas faziam suas primeiras compras para o Natal (e que o Papai Noel passava a ocupar sua famosa cadeira nas lojas de departamento americanas, fazendo com que todas as crianças da cidade quisessem vê-lo). Por isso, milhares de consumidores se dirigiam ao centro da cidade para fazer compras após o Dia de Ação de Graças (veja mais abaixo).

Como surgiu a Black Friday?

Muitos são os mitos e as histórias a respeito do significado original da Black Friday. Uma delas é de que o termo surgiu com a tradição de fazendeiros americanos que usavam esse dia como uma oportunidade para vender e comprar escravos.

O termo “Black Friday”, no entanto, não está relacionado à venda de escravos e só surgiu praticamente um século depois, quando a escravidão já estava abolida nos Estados Unidos. O termo foi usado pela primeira vez em 1951, quando funcionários falavam que estavam doentes no dia seguinte ao feriado de Ação de Graças, para garantir quatro dias seguidos de folga (de quinta a domingo).

Continua depois da publicidade

Na década de 1960, o termo “Black Friday” foi muito usado pelo Departamento de Polícia da Filadélfia ao lidar com o caos causado pelo excesso de pedestres e veículos na data, já que milhares de consumidores se dirigiam ao centro da cidade para fazer compras após o Dia de Ação de Graças.

Era na sexta-feira que as pessoas faziam suas primeiras compras para o Natal (e que o Papai Noel passava a ocupar sua famosa cadeira nas lojas de departamento americanas, fazendo com que todas as crianças da cidade quisessem vê-lo).

Justamente por ser considerado o período de pior trânsito na cidade, nenhum policial podia tirar folga no dia de folga e todos eram obrigados a fazer um turno de mais de 12 horas. “Black Friday”, então, passou a ser usado pelos policiais para designar esse dia caótico — e se espalhou pelo país depois de sair nas manchetes dos jornais e nos noticiários locais.

Continua depois da publicidade

É a partir de 1981 que o termo passou a ser utilizado como atualmente: milhares de lojas oferecendo grandes descontos para incentivar o consumo. A Black Friday era o dia mais esperado do ano, pois era quando os varejistas finalmente conseguiam lucro e saiam “do vermelho” para “o preto”.

Quando termina a Black Friday?

A Black Friday termina na própria sexta-feira, dia 24 de novembro neste ano, mas as varejistas podem prolongar as promoções durante o fim de semana, para queimar os estoques.

Além disso, a segunda-feira após a Black Friday ganhou o apelido de cyber monday e também costuma apresentar descontos a partir dos resquícios dos estoques da sexta anterior.