Publicidade
Esta semana será mais curta — pensando na lógica de dias úteis. É que nesta sexta-feira (29) será feriado no país e melhor: a pausa será prolongada porque emendará com o final de semana (30 e 31).
Conhecida como Sexta-Feira Santa, a data é um feriado religioso porque lembra a crucificação de Cristo. Ela antecede o Domingo de Páscoa e, por isso, é comemorada em países cuja religião predominante é o catolicismo, caso do Brasil.
Sob o feriado nacional, o sistema financeiro do país não vai funcionar. Então, se você precisa de algum serviço presencial em alguma agência bancária ou na B3 (Bolsa de Valores) terá até esta quinta (28) para isso.
Para os dias em que não há expediente nas agências bancárias, caso desta sexta-feira, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) recomenda aos correntistas o uso dos canais digitais de seus respectivos bancos, como aplicativo e internet banking (sites), além do telefone. Essas plataformas permitem que o cliente faça transferências, pagamento de contas e até informe algum ocorrido atípico em suas contas.
Vale lembrar: contas vencidas em 29 de março (sexta-feira) terão o vencimento postergado para o próximo dia útil, segunda-feira, 1º de abril.
As agências do INSS, chamadas de agências da Previdência Social, também fecharão na sexta e só retornarão a operar na segunda (1º). Benefícios poderão ser solicitados por meio do aplicativo Meu INSS ou por telefone, número 135 – as ligações são gratuitas.
Continua depois da publicidade
Bolsa de Valores
A B3, a Bolsa de Valores de São Paulo, não vai funcionar no dia 29. Segundo a própria B3, não haverá negociação no mercado de títulos públicos federais; registro de operações no Subsistema de Registro; movimentações no Subsistema de Depósito Centralizado; movimentações de garantias no Sistema Cetip; liquidação de operações no Subsistema de Compensação e Liquidação.
Vale lembrar que a Quinta-feira Santa (28) não é feriado, ou seja, bancos, corretoras, bolsa de valores e agências do INSS operarão normalmente.