Azul vai investigar por que voo decolou do limite da pista de Congonhas

Decolagem foi registrada por canal do YouTube nesta segunda (27)

Equipe InfoMoney

(Reprodução/Golf Oscar Romeo)
(Reprodução/Golf Oscar Romeo)

Publicidade

Na segunda-feira (27), um avião da Azul decolou pouco antes do limite da pista do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, chegando a sobrevoar próximo do sistema de engenharia para detenção de aeronaves (EMAS, em inglês).

O momento foi capturado pelo canal do YouTube “Golf Oscar Romeo”, que registra voos ao vivo em vários aeroportos brasileiros.

As imagens mostram que a aeronave Embraer ERJ-190 usou praticamente toda a pista para atingir a velocidade de decolagem e só tirou as rodas do chão muito próximo do início do sistema EMAS.

O EMAS é uma estrutura própria para aeroportos que tem um espaço físico limitado para pousos e decolagens. O sistema consiste em blocos de concreto que se deformam e acumulam na roda conforme o avião avança, desacelerando a aeronave que ultrapassa o limite da pista. O Ministério da Infraestrutura entregou essa área de escape de Congonhas em março de 2022.

O avião da Azul não chegou a atingir o sistema EMAS. Ele conseguiu decolar e sobrevoar a estrutura.

Em resposta ao InfoMoney, a Azul informou que abriu uma averiguação interna para apurar o ocorrido no voo e garantiu que não houve problemas no translado, que o avião pousou em segurança no seu destino.

Continua depois da publicidade

A Azul informa que abriu uma averiguação interna para apurar o ocorrido no voo AD2610 (Congonhas-Santos Dumont), realizado ontem (27). A companhia ressalta que opera de acordo com padrões nacionais e internacionais de segurança, seu valor primordial, e que o referido voo seguiu para o destino sem qualquer intercorrência“, diz a nota.