Coca-Cola e Ypê são as marcas mais escolhidas por brasileiros, segundo ranking

Ranking da Kantar revela maior participação do e-commerce entre empresas da lista

Equipe InfoMoney

Coca-Cola. Crédito: Pixabay
Coca-Cola. Crédito: Pixabay

Publicidade

A Coca-Cola (COCA34) foi a marca mais lembrada pelos brasileiros pelo 12o ano seguido, de acordo com o ranking Brand Footprint, divulgado esta semana pela Kantar. A versão de 2024 do estudo reflete as escolhas dos consumidores referentes a 2023.

Para formar o ranking, é medida a quantidade de Consumer Reach Points (CRPs) que cada empresa recebeu. O indicador multiplica o número de indivíduos de um país pelo percentual de consumidores de uma marca e pela quantidade de interações com esta marca no intervalo de um ano.

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de crescimento para os próximos meses e anos

Pela primeira vez na história do estudo, uma marca – a líder Coca-Cola – ultrapassou os 600 milhões de CRPs no Brasil, registrando 10% de crescimento em um ano.

A segunda marca mais escolhida pelos brasileiros foi a Ypê, com 589 milhões de CRPs. Na sequência, aparecem Perdigão, na terceira posição, com 476 milhões de CRPs, Italac com 464 milhões e Seara com 442 milhões. 

E-commerce é destaque

Segundo o levantamento, o e-commerce teve grande destaque no segmento de bens de consumo massivo, com forte crescimento em participação entre as marcas. Para se ter uma ideia, a representatividade subiu de 7,9%, em 2019, para 22,2%, em 2023.

Continua depois da publicidade

Foram 13 milhões de lares consumidores, com acréscimo de 640 mil em 2023, liderados pela classe AB e pela classe C em na categoria de sites/apps de varejistas.

Entre as marcas do segmento de e-commerce, a Natura foi a mais lembrada, com 2,4 milhões de CRPs, seguida pela Coca-Cola, com 2,1 milhões, e Ypê, com 1,5 milhões. Em quarto lugar aparece a Brahma, com 1,5 milhões, e em quinto, a Italac, com 1,3 milhão.

Veja a seguir as 5 marcas mais lembradas pelos brasileiros em CRPs, segundo a Kantar:

Continua depois da publicidade