As 10 cidades com os melhores transportes públicos do mundo

Trânsito de Rio e SP custam em torno de R$ 98 bilhões; valor representa 2% do PIB

Publicidade

SÃO PAULO – Quanto tempo você perde parado no trânsito? E o que você faria com esse tempo gasto? Na região metropolitana de São Paulo o congestionamento médio diário chega a 300 km, enquanto no Rio de Janeiro é em torno de 130 km.

Além disso, as duas cidades estão entre as cinco capitais com mais trânsito, segundo um levantamento realizado pela TomTom, empresa de tráfego. Recife ocupa o primeiro lugar, seguido por Salvador, Rio, Fortaleza e São Paulo. 

No ano passado, uma pesquisa da Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) revelou que os congestionamentos de trânsito registrados nas duas regiões geraram custo econômico de R$ 98 bilhões.

O cálculo, que leva em conta a perda de produção não concretizada e o gasto extra de combustíveis, mostra que o custo da mobilidade equivale a 2% do PIB do País.

No entanto, um relatório de 2014 da ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos) mostra que quem quer fugir do trânsito também não deve utilizar o transporte público. Os moradores das cidades analisadas – com mais de 60 mil habitantes – gastam 22,4 bilhões de horas por ano em seus deslocamentos, sendo que 49% deste tempo é gasto em transporte público. Vale ressaltar que somente 29% das viagens são feitas por meios de transporte coletivo.

Para desafogar o trânsito das cidades brasileiras, os governos estaduais precisam investir mais no transporte público e em meios alternativos.  Confira abaixo 10 cidades, listadas pelo site Ask Men, com o melhor transporte público do mundo:

Continua depois da publicidade

1- Tóquio, Japão
O sistema de metrô da cidade é utilizado, em média, por oito milhões de passageiros por dia. Além de contar com 195,1 quilômetros de trilhos, o metrô é extremamente limpo, possui assentos aquecidos e informações, em japonês e inglês, que informam o trajeto e quando você já pode esperar a sua parada.

Lógico que nem tudo é perfeito, no horário de rush, os funcionários do metrô enchem os vagões além da capacidade máxima para dar conta da quantidade de gente.

2- Moscou, Rússia
A cidade tem uma das redes mais antigas do mundo e é também o segundo sistema mais usado, levando mais de 7,5 milhões de pessoas diariamente. A sua rede cobre em torno de 327,5 km e é considerado um dos mais eficientes do mundo, com até 40 trens circulando por hora.

Continua depois da publicidade

3- Taipei, Taiwan
Este é um dos sistemas de metrô mais caros do mundo. No entanto, considerando que é classificado como o número 1 em segurança, confiabilidade e qualidade, parece que dinheiro bem gasto. As estações possuem ar-condicionado e telas de LED com informações em diversas línguas.

Mas para manter os altos níveis de limpeza, as regras são bem rígidas: é proibido comer, fumar e mascar chiclete dentro dos vagões.

4- Londres, Inglaterra
Carinhosamente conhecido como “The Tube”, o metrô de Londres é o mais antigo do mundo e um dos maiores: são 402 km de trilhos. Com assentos estofados e painéis de LED que informam o trajeto, ele é relativamente seguro para um sistema deste tamanho, com uma média de uma morte a cada 300 milhões de viajantes.

Continua depois da publicidade

5- Seoul, Coreia
O sistema de metrô administra 8 milhões de passageiros por dia e abrange 327 quilômetros de trilhos que também se integra com o sistema de ônibus. As estações possuem rede de Wi-Fi gratuita e robôs para ajudar os passageiros.

6- Paris, França
O metrô de Paris tem mais de 214 quilômetros e se destaca por ter as estações mais espaçadas no mundo e maior estação subterrânea do mundo, a Chatelet les Halles. O sistema transporta 4,5 milhões por dia, além de se integrar com ônibus, trens e sistema de ciclovias. A cidade também tem reduzido as suas vias de circulação para oferecer uma faixa de ônibus expresso.

7- Nova York, Estados Unidos
O metrô de Nova York é tão icônico como a Estátua da Liberdade. Com mais de 100 anos de idade, ele oferece 373 quilômetros de cobertura em toda a cidade, serviços expresso que roda em faixas separadas de trens locais e funciona 24 horas por dia, todos os dias do ano.

Continua depois da publicidade

8- Hong Kong, China
Cerca de 90% de toda a viagem em Hong Kong é feito através por transporte de massa, sendo que o metrô é responsável pela maior parte. O sistema leva sete milhões de passageiros por dia através de sua longa rede de 174,7 quilômetros, com trens que são conhecidos por serem pontuais. O seu grande diferencial é que o “bilhete único” serve como um cartão pré-pago cujo é possível ser usado em redes de fast food, parquímetros e lojas de conveniência.

9- Berlim, Alemanha
A rede abrange 151,7 quilômetros da cidade e se integra aos outros meios de transporte coletivo. Os trens rodam de dois a cinco minutos no horário de rush e em intervalos regulares durante o horário não comercial.

10- Copenhagen, Dinamarca
O metro da cidade foi concluído em 2002 e se liga ao sistema de trens que vão para o subúrbio e outras cidades. Além disso, a cidade também conta com um programa de bicicletas.