Publicidade
Foi uma visita à rua 25 de Março, um dos maiores centros de varejo populares de São Paulo, que inspirou a arquiteta Márcia Monteiro a colocar em prática o desejo de democratizar o serviço de designer de interiores no país. O ano era 2016, e uma das tendências de modelos de negócio, à época, eram os Food Trucks. “Por que não lançamos o Decor Truck?”, propôs ao então parceiro de trabalho, Daniel Alves.
O negócio nasceu em um trailer de 10 metros quadrados. A demanda potencial sempre foi grande, uma vez que menos de 10% das reformas no Brasil contam com apoio profissional. Enquanto testavam o modelo de negócio na rua, os sócios perceberam que poderiam fazer, a quatro mãos, uma metodologia de soluções em menos de um dia. “Validamos esse modelo, que funcionava melhor do que a abordagem tradicional”, diz Marcia Monteiro, CEO e co-fundadora da Upik.
O Design Truck foi pivotado em 2017 e deu origem à startup Upik, que desenvolveu o Arquiteto de Bolso. A plataforma conecta arquitetos e designers de interiores com a proposta de resolver um ambiente no máximo em duas horas, de forma 100% online. O processo conta com metodologia própria e acontece totalmente online.
Continua depois da publicidade
“Já transformamos 60 mil ambientes em 12 países. Estamos conquistando cada vez mais clientes e atraindo alguns dos investidores mais renomados do setor”, diz Daniel Daniel , COO, CSO e co-fundador da Upik durante o Zero ao Top, podcast da InfoMoney patrocinado pela XP Empresas.
O bate-papo completo com os sócios pode ser conferido aqui.
De Food Truck à startup
Continua depois da publicidade
Ao oferecer consultoria de designer de interiores por hora, a um preço acessível, o Decor Truck se mostrou um modelo de negócio viável, mas que impunha o desafio escala. Para fazer o serviço chegar a mais pessoas, os sócios tinham a opção de montar uma rede de franquias ou algo que tivesse potencial de transformar o mercado.
Com a ajuda de um grupo de mentores, o negócio foi aperfeiçoado e deu origem à startup Upik, dona da plataforma Arquiteto de Bolso, que combina tecnologia e psicologia para entregar projetos de acordo com as preferências dos proprietários. “Está provado cientificamente que habitar um ambiente planejado eleva a qualidade de vida. Nosso negócio tem potencial de mudar a vida de 1 bilhão de pessoas”, diz Alves.
Solução em até duas horas
Continua depois da publicidade
O Arquiteto de Bolso conecta arquitetos e designers de interiores aos clientes. A metodologia própria é capaz de identificar os desejos das pessoas ou famílias e promover soluções por meio de uma dinâmica simples: o cliente manda fotos e medidas do ambiente que pretende reformar. Apoiado na metodologia própria, os profissionais entendem a demanda e desenham soluções, que são apresentadas ao cliente em uma simulação de 360 graus.
A consulta também oferece uma lista com a indicação de produtos de decoração conforme o orçamento de cada pessoa. “A proposta é que as famílias economizem tempo e dinheiro. Agora também estamos trazendo soluções de crédito e outras opções de serviço para que toda a jornada da reforma seja atendida”, diz Daniel.
O negócio já ganhou mais de oito prêmios, e está na seleta lista das 100 Startups to Watch 2023, iniciativa da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios que destaca os negócios mais promissores do ecossistema de inovação do Brasil.
Continua depois da publicidade
Arquiteto de Bolso Match
De olho no mercado global de decoração – que movimenta cerca de US$ 700 bilhões, e pode chegar a US$ 1 trilhão de dólares até 2030, de acordo com Alves – os sócios reuniram a tecnologia desenvolvida pela Upik em uma nova ferramenta batizada de Arquiteto do Bolso Match.
Com interface intuitiva e metodologia própria, que inclui o uso da inteligência artificial, o cliente é convidado a apontar os itens de decoração que mais lhe agradam. A partir desses dados, a ferramenta cria imagens generativas que funcionam como inspiração para futuras reformas. “A partir de likes ou deslikes, entendemos suas preferências e criamos imagens generativas que funcionam como inspiração, revelamos o dna do seu ambiente e todas as suas preferências e ainda organizamos os produtos, quantidades e preços em listas”, diz Marcia.
Parceria com a XP
A Upik conta com a XP Empresas para montar e aprimorar a sua política de investimentos. Dessa maneira, a startup otimiza o fluxo de caixa, tem orientação de profissionais no momento de tomar decisões financeiras, e acessa um novo hub de negócios.
“A XP democratizou o acesso a investimentos e promove educação. Nós estamos democratizando o acesso aos serviços de design de interiores e também promovemos iniciativas educacionais. Temos muitas afinidades e estamos felizes com a parceria. Contamos com a XP para melhorar a nossa inteligência financeira, e também para elevar a nossa capilaridade. O nosso objetivo é alcançar cada vez mais lugares dentro do Brasil”, diz Alves.
A Upik foi convidada para a edição do Zero ao Topo, podcast da InfoMoney. A íntegra do bate-papo pode ser conferida aqui.
O programa também está disponível nas plataformas de áudio ApplePodcasts, Spotify, Deezer, Spreaker, Google Podcast, Castbox e Amazon Music.