Publicidade
SÃO PAULO – O Detran de São Paulo decidiu fazer campanha a favor de sorrisos na fotografia da Carteira Nacional de Habilitação. Em um tuíte, o órgão usa a hashtag #CNHLacradora e passa adiante a informação de que cidadãos podem sorrir na fotografia deste documento.
Na imagem da campanha, o Detran fez clara menção à postagem do fotógrafo Filipe Borges, cuja CNH viralizou nas redes sociais com um texto onde relatou que uma atendente tentou impedi-lo de sorrir para o documento, justificando que, em documentos, isso dificulta a identificação.
Questionando a atitude, Borges tanto insistiu que conseguiu que a atendente telefonasse ao Denatran e confirmasse a possibilidade de sair sorrindo nessa foto. A publicação original do fotógrafo tem mais de 125 mil curtidas e cerca de 290 mil compartilhamentos.
Planejamento financeiro
Baixe gratuitamente!
No regulamento oficial, exige-se que a fotografia da CNH seja colorida, 3×4, com fundo branco, sem manchas ou alterações, mostrando visão completa da cabeça e ombros do condutor. Este, por sua vez, não pode piscar e usar acessórios que cubram parte do rosto ou da cabeça; a face não pode estar inclinada. Não há menção sobre expressões faciais, como sorrisos.
Como não há regra geral sobre sorrisos em documentos, dependerá do emissor do mesmo aprovar um sorriso na foto ou não. Passaportes não podem conter fotos com pessoas sorrindo, segundo regras específicas da Polícia Federal.