Publicidade
Levantamento da Mobiauto, plataforma on-line de venda de veículos, aponta que somente um modelo seminovo (com até 3 anos de uso) teve valorização em 2024. O ranking, feito a pedido do InfoMoney, mostra que a trajetória de depreciação dos seminovos, após um pico de valorização no período da pandemia, se manteve neste ano que passou.
E o único seminovo que chegou ao final de 2024 valendo mais do que no ano anterior foi um modelo importado.
O Peugeot 208, de 2022, fabricado na Argentina, era negociado ao preço médio de R$ 75.277 agora em dezembro, segundo a Mobiauto, o que representa uma valorização de 1,63% em relação ao mesmo período de 2023.
Uma nova versão do hatch chegará ao mercado em 2025 com um novo visual e um novo motor. Os modelos HB20 (hatch) e HB20S (sedan) da Hyundai não chegaram a subir de preço dentro do segmento de seminovos, mas estão entre os que menos perderam valor em 2024.
A lista a seguir mostra quais veículos tiveram os menores descontos deste ano.
1º Peugeot 208: +1,63%
2º Hyundai HB20S: -1,35%
3º Hyundai HB20: -2,02%
4º Fiat Cronos: -5,46%
5º Volkswagen Voyage: -7,83%
6º Hyundai Creta: -8,02%
7º Honda City: -8,50%
8º Chevrolet Tracker: -8,76%
9º Volkswagen Nivus: -9,96%
10º Audi A3: -10,57%
(Fonte: Mobiauto)
Continua depois da publicidade
Leia mais:
- Corolla, Hilux, Compass são os blindados de 2ª mão mais procurados, diz plataforma
- IPVA 2025: confira qual carro tem o imposto mais caro de São Paulo. Veja lista
Curiosamente, a francesa Peugeot também encabeça a lista dos seminovos que mais perderam valor em 2004, com seu SUV compacto, o Peugeot 2008. Segundo a Mobiauto, o modelo terminou o ano 32,1% mais barato do que estava ao final de 2023. O ranking das 10 maiores quedas de preço no período foi dominado por modelos SUV, como é possível ver na ordem a seguir.
Os seminovos que mais se desvalorizaram em 2024
1º Peugeot 2008 (geração antiga) 2022: -32,71%
2º Citroën C4 Cactus 2022: -30,01%
3º Jeep Compass 2022: -26,60%
4º Volkswagen Amarok 2022: -26,26%
5º Chevrolet S10 (cabine dupla) 2022: -25,79%
6º Fiat Toro 2022: -25,12%
7º Mercedes-Benz GLB 200 2022: -24,14%
8º Jeep Renegade 2022: -23,12%
9º Chevrolet Trailblazer 2022: -21,01%
10º Fiat Strada 2022: -20,76%
Continua depois da publicidade
(Fonte: Mobiauto)
Tendências para 2025 em seminovos
Ycaro Azevedo, CEO da Vaapty, outra plataforma de intermediação de compra e venda de veículos, explica que apesar de mais um ano de depreciação generalizada entre os seminovos, o valores ainda não encontraram um ponto de equilíbrio em relação ao período pré-pandêmico.
“O ganho foi tão grande que os [preços dos] carros ainda estão acima do que deveriam estar sendo comercializados”, afirma. Isso também ocorre, segundo ele, porque a demanda por veículos zero quilômetro também continua aquecida.
Continua depois da publicidade
O levantamento mais recente da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) mostra que os brasileiros adquiriram 2.241.098 automóveis entre janeiro e novembro deste ano, somando automóveis e comerciais leves. Isso representa um aumento de 15,36% em relação ao mesmo intervalo de tempo em 2023.
Leia mais:
- Venda de veículos novos recua em novembro ante outubro, diz Fenabrave
- Preço do seguro do Novo Polo, carro mais vendido do país, cai em outubro
A depreciação de seminovos é natural, explica Azevedo, porém tende a ser impactada pelo cenário macroeconômico complicado que se desenha para 2025. Ele acredita que, com a economia se deteriorando, o vendedor vai precisar baixar ainda mais o preço para conseguir vender o veículo.
Continua depois da publicidade
“As pessoas que estão no mundo dos seminovos precisam pesquisar, acessar as plataformas disponíveis para entender o valor pelo qual os veículos estão sendo comercializados”, diz o CEO da Vaapty.