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SÃO PAULO – O ano mal começou e os varejista já começam a anunciar suas agressivas campanhas de liquidação. Carrefour, Walmart, Casas Bahia e Magazine Luiza são algumas das lojas que vão oferecer descontos que chegam a 80%, nos primeiros dias de janeiro.
Nas lojas físicas do Carrefour, o Liquida Geral vai desde esta segunda-feira (2) até a próxima quarta-feira. A campanha de início de ano contempla todos os produtos da loja e será possível encontrar descontos de até 80%.
Categorias e descontos
No setor de tecnologia, há cerca de 300 opções, incluindo eletroeletrônicos, eletrodomésticos, informática e telefonia. O consumidor poderá encontrar um GPS Telesystem por R$ 99; o produto custa normalmente R$ 199. O Home Theater Panasonic 330RMS, com entrada HDMI, sairá de R$ 499 por R$ 299 e uma Multifuncional Kodak sairá de R$ 169 por R$ 99. Há ainda a possibilidade de parcelar em até 12 vezes no Cartão Carrefour.
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O Carrefour também oferece descontos nas categorias de Confecção, Calçados, Acessórios, Moda Íntima, Cama, Mesa e Banho. São mais de 100 itens com descontos. Para o setor de Bazar, 10 mil peças, em médias, têm descontos que variam de 10% a 80%. Vale destacar que a promoção acontece em todo o Brasil, sendo que cada loja poderá realizar ofertas exclusivas. As vendas dependem do estoque de cada loja.
Além das lojas físicas, o site do Carrefour (Carrefour.com.br) também promove uma campanha de liquidação, começando na mesma data e terminando no dia 6 de janeiro. São mais de mil itens comercializados com até 70% de desconto.
Magazine Luiza, Walmart e Casa Bahia
Sob o título de “Liquidação Fantástica 2012”, a Magazine Luiza abre suas portas na próxima sexta-feira às 5h, no estado de São Paulo. Nas lojas físicas, os consumidores poderão adquirir itens como eletrodomésticos, eletroeletrônicos, móveis, utilidades domésticas, brinquedos e informática, com até 70% de desconto.
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O Walmart e as Casas Bahia também já divulgaram informações sobre seus saldões de ano novo. No Walmart a campanha começa nesta segunda-feira e vai até domingo. Serão centenas de produtos com até 70% de desconto. Um micro-ondas Brastemp 3 litros, por exemplo, custará R$ 298, uma TV LED 32 polegadas full HD sairá por R$ 998 e um Notebook HP Pavilion chega a R$ 798.
A Casas Bahia começa com sua “Grande Liquidação Anual” nesta segunda-feira, terminando assim que os estoques acabarem. As ofertas, que também chegam a 70%, valem para todas as lojas. Durante a campanha, o público terá à disposição ofertas de mostruário, itens de saldo, além de lotes de produtos novos negociados especialmente para esta liquidação.
Cuidado com o orçamento
Aproveitar as ofertas das grandes varejistas é sem dúvida uma grande oportunidade para os consumidores, mas é preciso muito cuidado. Mesmo quem está com dinheiro sobrando na conta bancária precisa conter a empolgação diante das ofertas tentadoras, para não se arrepender depois.
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Antes de tudo, é fundamental rever o orçamento – quem não costuma fazer, deve colocá-lo em sua lista de prioridades do ano -, para saber previamente a quantia que poderá dispor para as liquidações. Vale lembrar ainda que o início de ano é marcado por gastos extras com IPVA, IPTU, rematrícula e material escolar, entre outros.
Feitos os cálculos, o consumidor deve tomar alguns cuidados para poder aproveitar melhor as ofertas das lojas. Para ajudar nesta tarefa, as entidades de defesa do consumidor Pro Teste e Idec dão algumas recomendações que, se seguidas, podem proteger o seu bolso.
Bater perna vale a pena
Entre as orientações, está a velha pesquisa de preços. Nesta hora, o que vale é a paciência para sondar vários estabelecimentos e comparar os valores cobrados em cada um deles. Dessa forma, é possível até definir os produtos que serão comprados antes de sair de casa.
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Um bom aliado neste momento, segundo a Pro Teste, são os anúncios publicados em jornais, revistas e panfletos, que devem ser guardados para exigir o cumprimento da oferta.
O Idec, por sua vez, alerta o consumidor a ficar atento para não cair no conto da “falsa liquidação”, em que as lojas aumentam os preços antes de aplicar o desconto, dando a impressão de que o produto ficou mais barato.
Evite compras por impulso
De nada vai adiantar fazer a pesquisa de preços, se o consumidor não cumprir aquilo que planejou quando estiver na loja. Nesta hora, diz a Pro Teste, deve-se evitar a compra por impulso, só porque é mais barato. É necessário verificar primeiro a real necessidade da compra, para que aquela “blusinha” que parecia linda no provador não fique depois encostada no canto do armário.
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Outra dica para não gastar acima do previsto é não se deixar levar por ofertas do tipo “pegue dois, leve três” ou muito menos das que dão brindes ou direito a sorteios, pois, para participar destas últimas, é preciso atingir um limite de compras.
Produtos de mostruário
O consumidor deve ter em mente também que as lojas costumam fazer liquidações com produtos de mostruário ou que apresentam pequenos defeitos, entre eles, roupas com manchas ou descosturadas ou eletrodomésticos com partes amassadas. De acordo com a Pro Teste, não há legislação que proíba tal prática, desde que essas características constem em nota fiscal.
Além disso, diz o Idec, a falha não pode comprometer o funcionamento, a utilização ou a finalidade do produto. Para evitar problemas, o instituto recomenda que o consumidor teste o produto antes de levar para casa.
A Pro Teste explica ainda que há mercadorias em exposição nos saldões que não podem ser trocadas. Caso a troca seja possível, a lei determina um prazo de 30 dias, para reclamar defeitos em produtos não-duráveis, e de 90 dias, para os duráveis.
Liquidação x promoção
Por fim, vale mencionar um detalhe que passa despercebido para a maioria dos consumidores: enquanto na liquidação o cliente encontra facilidade somente nos preços, na promoção, ele pode encontrar prazos mais longos de pagamento.
Na teoria, a liquidação e a promoção são diferentes, mas, como o primeiro nome causa mais impacto, os lojistas costumam usá-lo mais.
Independentemente do tipo de facilidade que terá, é recomendável que o consumidor compare bastante antes de aderir à promoção ou à liquidação.