Anatel encontra torre que pode ter interferido nos sinais do Aeroporto de Guarulhos

Interferências afetaram os sinais de GPS do Aeroporto Internacional de Guarulhos duas vezes em apenas cinco dias

Anna França

Vista geral do Aeroporto Internacional de São Paulo em Guarulhos, Brasil, 19 de dezembro de 2022 (Foto: REUTERS/Carla Carniel/Foto de Arquivo)
Vista geral do Aeroporto Internacional de São Paulo em Guarulhos, Brasil, 19 de dezembro de 2022 (Foto: REUTERS/Carla Carniel/Foto de Arquivo)

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) conseguiu encontrar a torre de celular em São Paulo que pode ter causado interferências nos sinais de GPS do Aeroporto Internacional de Guarulhos. Esta foi a segunda vez que o aeroporto enfrentou esse tipo de problema em apenas cinco dias, o que levou a Administração do Controle Aéreo Regional de São Paulo a reportar as interferências à agência.

A própria Anatel diz que já havia detectado, pela manhã de ontem (3), sinais interferentes com estações de monitoramento presentes no aeroporto de Guarulhos, o que levou a uma imediata diligência a campo para tentar detectar a localização exata da fonte do problema.

De acordo com a agência, a equipe de fiscais iniciou as buscas e, na tarde desta terça (3), encontraram uma das possíveis fontes, uma torre de celular emitindo sinais espúrios. A torre, então, foi desligada pelos fiscais, que voltaram a fazer testes de medição, constatando o fim das interferências.

“No entanto, as investigações seguem em busca de novas fontes, caso as interferências retornem. No momento, equipes de fiscalização permanecem em uma sala no aeroporto em regime de plantão”, informou a agência em nota.

Por causa do problema, diversos voos tiveram problemas, assim como já havia ocorrido no dia 29 de agosto. A GRU Airport informou que os sistemas estão funcionando agora normalmente, mas algumas empresas aéreas como a Azul, Gol e Latam dizem que tiveram voos atrasados ou cancelados nesta terça-feira por causa do problema técnico em Guarulhos.

Anna França

Jornalista especializada em economia e finanças. Foi editora de Negócios e Legislação no DCI, subeditora de indústria na Gazeta Mercantil e repórter de finanças e agronegócios na revista Dinheiro