Amazon venderá modelos Hyundai pelo site a partir de 2024

Interessados poderão selecionar modelos no estoque local das concessionárias e escolher uma opção de financiamento no site

Bloomberg

Modelo Hyundai HB20
Modelo Hyundai HB20

Publicidade

Clientes da Amazon dos Estados Unidos poderão comprar veículos da Hyundai diretamente no site da varejista a partir de 2024, sem intermediações, segundo anunciou a empresa.

Atualmente, potenciais compradores podem escolher um modelo de veículo de diversas montadoras do país, mas não podem concluir a transação sem antes se conectar com um revendedor – etapa que não será mais necessária.

Agora, os interessados poderão selecionar modelos no estoque local das concessionárias e escolher uma opção de financiamento no site da Amazon. Depois, poderão retirar o carro na concessionária ou recebê-lo em casa, segundo anúncio das empresas realizado recentemente no Salão do Automóvel de Los Angeles.

Continua depois da publicidade

“Esta nova experiência de compra criará outra forma para os revendedores conscientizarem sua seleção e oferecerem conveniência aos seus clientes”, afirma nota das companhias.

A parceria com a Hyundai – a primeira do tipo entre a Amazon e uma montadora – é um passo que pode levar outros fabricantes de automóveis a seguirem o mesmo caminho.

Os bloqueios pandêmicos aceleraram a mudança para a compra de veículos online, e as fabricantes de carros vêm aproveitando a transformação dos veículos elétricos (VE) para digitalizar a venda de automóveis. Contudo, rigorosas leis de franquia em vigor há décadas nos EUA garantem que os concessionários continuassem a ser intermediários nas transações de vendas de automóveis novos.

Continua depois da publicidade

Ao longo dos anos, a Amazon introduziu uma variedade de recursos e produtos com o objetivo de atrair clientes na hora de adquirir peças ou itens para veículos. Seu recurso “Sua Garagem”, no site americano, salva as marcas e modelos dos carros dos clientes para facilitar a localização de autopeças e acessórios. Além disso, os compradores também podem adquirir pneus no marketplace, que os conecta a um serviço de instalação local.

A Hyundai afirma que espera que a plataforma da Amazon ajude as vendas, mas continuará a adotar o modelo de concessionária devido ao importante papel que desempenham no serviço de veículos, disse um porta-voz.