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A gigante americana Amazon (AMZO34) aposta em livros, alimentos e bebidas, moda e beleza no seu “esquenta” da Black Friday no Brasil. A campanha da varejista começará na segunda-feira (31), no dia seguinte ao segundo turno das eleições, e incluirá comerciais na TV aberta, internet, mídia impressa, mídias sociais e live commerce.
“Com o incio do esquenta Black Friday, vamos antecipar algumas ofertas para o nosso cliente”, afirma Camila Nunes, líder de marketing da Amazon Brasil. “A promoção terá várias fases, em que vamos trocar os tipos de promoção. Essa primeira parte já vai trazer algumas ofertas antecipadas para algumas categorias e alguns cupons de desconto, e depois vamos evoluindo para outras”.
Nesta primeira fase os maiores descontos serão em produtos como livros e ebooks, alimentos e bebidas, moda, beleza e produtos automotivos, segundo a Amazon, “com foco no perfil do consumidor brasileiro”:
• Até 50% de desconto em livros e ebooks;
• Até 30% em alimentos e bebidas, automotivos, beleza e moda;
• Até 25% em artigos de casa, bebidas alcoólicas, casa inteligente, itens de cuidados pessoais e de casa e produtos para bebês;
• Até 20% em artigos de pet shop, cozinha, jardim e piscina e ferramentas e construção;
• Até 15% em brinquedos e jogos e esportes e aventura.
Segundo a Amazon, haverá promoção de produtos de marcas como Apple, Electrolux, Intelbras, Havaianas, Logitech, Lolla, Mãe Terra, Pampers, Playstation, Tanqueray, Tramontina e Xbox, entre outras.
Prime Day: um bom prenúncio?
A empresa não divulga números das projeções para a Black Friday deste ano (nem do desempenho em 2021), mas ressalta que a data é muito importante — assim como o quarto trimestre em geral, que inclui as vendas de Natal.
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Nunes diz que as categorias mais vendidas na Black Friday em 2021 foram livros, cuidados pessoais, alimentos e bebidas, moda e dispositivos da Amazon (como a Alexa e o Kindle). Diz também que, apesar de a empresa não divulgar projeções, o “Prime Day” trouxe notícias positivas.
“As vendas foram 2,1 vezes maiores do que no ano passado. Em termos de volume foi muito mais relevante em relação ao ano passado”, afirma a líder de marketing da Amazon Brasil (o Prime Day é uma data anual em que a empresa faz promoções aos seus assinantes).
Black Friday e futebol
A Black Friday vai acontecer neste ano na sexta-feira (25), no dia seguinte à estreia do Brasil na Copa do Mundo. Pensando nisso, Amazon vai ter em sua campanha de marketing, além dos anúncios na TV e em outras mídias, ações com a temática de futebol focadas no digital com o jornalista esportivo Tino Marcos, o canal Desimpedidos e influenciadores.
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“Entendemos o impacto do campeonato mundial de futebol [na Black Friday deste ano] e que o brasileiro é louco por futebol, então incorporamos isso no nosso planejamento”, afirma a líder de marketing. “Incorporamos totalmente a influência que esses jogos podem ter, em como vamos nos comunicar com os nossos clientes”.
Nunes destaca também a importância do prazo de entrega, pois os consumidores vão querer receber os produtos antes do início da Copa do Mundo, no dia 20. “Fizemos muitas melhorias nas nossas operações para garantir que todos os produtos do site — principalmente as ofertas — sejam entregues rapidamente”.
Entrega e devolução
A executiva destaca que a empresa aumentou o número de cidades onde a entrega ocorre em até 2 dias para assinantes do Amazon Prime. “Aumentamos de 700 para 1.000 a quantidade de cidades com 2 dias de entrega e dobramos a quantidade de cidades, de 50 para 100, com entrega em 1 dia no Prime”.
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A Amazon também ampliou o prazo de devolução para produtos comprados entre 1º de novembro e 31 de dezembro, para 31 de janeiro de 2023 (vendidos pela empresa ou por vendedores participantes do programa Prime).
Além disso, produtos marcados como presente no momento da compra poderão ser devolvidos por quem o recebeu sem a necessidade de a pessoa que deu o presente saber da devolução.