Publicidade
SÃO PAULO – Um aparelho Echo, da Amazon, gravou secretamente a conversa de uma família e enviou a gravação para outra pessoa. O caso aconteceu em Portland, no estado de Oregon, nos EUA.
De acordo com o canal de TV local KIRO 7, a família só ficou sabendo da gravação porque foi avisada por um colega de Seattle, em Washington, que recebeu o arquivo de áudio. Ao confirmar que foi a gravação de uma conversa privada, a família informou a Amazon e desconectou todos os aparelhos de casa com a função da Alexa.
Contatada pela família, a Amazon informou que a Alexa confundiu uma conversa de pano de fundo com comandos para enviar a mensagem ao contato. “Eu me senti invadida!, disse a mulher, que se identificou como Danielle.
De acordo com comunicado enviado à imprensa, o aparelho foi ligado após ouvir uma palavra na conversa que se assemelhava a “Alexa”. Após isso, a conversa seguinte foi interpretada como o pedido “enviar mensagem”. Segundo a Amazon, em algum momento a Alexa teria dito em voz alta: “para quem?”. Novamente, a conversa de fundo foi interpretada como um nome presente na lista de contatos. Alexa então disse em voz alta: “[nome do contato], certo?”. A conversa de fundo foi entendida pela tecnologia como o comando “certo”, enviando o áudio ao contato.
“Por mais incomum que isso tenha acontecido, estamos avaliando as opções para fazer esse caso menos recorrente possível”, escreveu a empresa.