Aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre reabre após 170 dias; veja detalhes

Estão previstos 71 voos para esta segunda-feira (21), que transportarão 9 mil passageiros; os locais de check-in e embarque foram alterados

Maria Luiza Dourado

André Oliveira/Commons.Wikimedia/Arquivo
André Oliveira/Commons.Wikimedia/Arquivo

Publicidade

O Aeroporto Internacional Salgado Filho, localizado na capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, retomou suas operações de pousos e decolagens nesta segunda-feira (21), após 170 dias de paralisação devido às enchentes que assolaram o estado.

Segundo o governo gaúcho, a reabertura vai promover a circulação de aproximadamente 9 mil passageiros em 71 voos, sendo 37 partidas e 34 chegadas.

A Secretaria de Turismo (Setur) do governo do Rio Grande do Sul instalou um lounge na área externa do terminal, com distribuição de chocolates, toucas de Natal e pedras ametista. Além disso, a Trupe de Natal e a estátua viva do Laçador realizarão intervenções artísticas de acolhimento no local.

Horário de funcionamento e rotas

O primeiro voo do dia foi uma chegada, às 8h10, de São Paulo, de acordo com a Fraport, concessionária que administra o aeroporto. Neste primeiro momento, as rotas contempladas, partindo ou chegando em Porto Alegre, são:

Os voos serão realizados das 8h às 22h em uma pista de 1.730 metros. O terminal, por sua vez, ficará aberto todos os dias durante 24 horas.

Para a próxima segunda-feira (28), a previsão é de 98 voos e aproximadamente 15 mil passageiros. Já para 4 de novembro, os números saltam para 122 voos e cerca de 16 mil circulantes.

Continua depois da publicidade

Embarque e desembarque

Os procedimentos serão realizados nos seguintes locais:

Quanto ao horário de apresentação e check-in, a recomendação é que os passageiros sigam as orientações de cada companhia aérea.

Estacionamento e mobilidade

Em relação ao acesso, o Pick Up Uber será realizado no piso 1, na via central. Os táxis credenciados estarão no mesmo andar, mas próximos ao meio-fio. Transfers e receptivos ficarão no Terminal Rodoviário, ao lado do Edifício Garagem 3.

Continua depois da publicidade

O controle de acesso para os carros particulares também será retomado, com tempo limite de dez minutos. Os estacionamentos disponíveis serão: Edifício Garagem 2 (Redondo), 3 (Quadrado) e Estacionamento 4, descoberto, com acesso pela avenida Severo Dullius, passando pela rotatória. Informações sobre preços e modalidades podem ser consultadas diretamente com a Estapar, empresa responsável pela administração da área.

Maria Luiza Dourado

Repórter de Finanças do InfoMoney. É formada pela Cásper Líbero e possui especialização em Economia pela Fipe - Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas.