Acidente coloca em ‘dúvida’ capacidade do Brasil para sediar a Copa, diz FT

Outro tema abordado pela publicação foram os protestos contra o governo e a Copa do Mundo no País

Luiza Belloni Veronesi

Publicidade

SÃO PAULO – O acidente ocorrido ontem (27) com um guindaste na Arena do Corinthians, em São Paulo, que matou dois operários, foi destaque na imprensa internacional. O site do jornal britânico Financial Times afirmou que o incidente com o estádio que fará a abertura da Copa do Mundo de 2014 levantou dúvidas sobre a capacidade do Brasil para sediar os próximos grandes eventos desportivos.

O texto diz que o País tem se esforçado para oferecer a infraestrutura necessária para o evento no próximo ano, assim como a Olimpíada em 2016, e destaca que as empresas responsáveis pelas construções trabalham “contra o tempo” em estádios e aeroportos para cumprirem os prazos estipulados.

Outro tema abordado pela publicação foram os protestos contra o governo e a Copa do Mundo no País. “O relacionamento da Fifa com o Brasil está sob pressão depois que protestos se iniciaram neste ano, durante a Copa das Confederações”. O FT acrescenta que, quando o governo venceu as licitações para sediar a Copa e a Olimpíada, há alguns anos, os eventos eram vistos como uma chance de mostrar o crescimento da economia brasileira e os progressos recentes. “No entanto, o crescimento abrandou e ressentiu muitos brasileiros, que argumentam que o dinheiro deveria ser gasto na melhoria dos serviços públicos aos mais pobres.”

O jornal afirmou ainda que mais protestos são esperados durante a Copa do Mundo do ano que vem, ano da corrida presidencial no País.