5G é ativado em Fortaleza, Recife e Natal nesta segunda e chega a 15 capitais

Claro, TIM e Vivo deverão ter no mínimo 102 estações ativadas em Fortaleza, 63 no Recife e 33 em Natal

Equipe InfoMoney

Publicidade

O 5G pode ser ativado em mais 3 capitais a partir desta segunda-feira (5), o que eleva para 15 o número de cidades com a tecnologia no Brasil. O sinal será ligado em Fortaleza (CE), Recife (PE) e Natal (RN) após aval da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

A autorização foi dada pelo grupo da agência que acompanha a limpeza das faixas para ativação do 5G na quinta-feira (1º), e as operadoras Claro, TIM (TIMS3) e Vivo (VIVT3) têm até 28 de novembro para instalar no mínimo 102 estações ativadas em Fortaleza, 63 no Recife e 33 em Natal.

Doze capitais já contam com a internet de 5ª geração no país: Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Goiânia (GO), João Pessoa (PB), Palmas (TO), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Paulo (SP) e Vitória (ES).

O conselho diretor da Anatel aprovou, em 18 de agosto, mais 60 dias de prazo para a tecnologia começar a rodar em 15 capitais brasileiras (inclusive Fortaleza, Recife e Natal). Essas cidades precisam estar com o sinal “limpo” até 28 de outubro, e as operadoras têm até 27 de novembro para ligar o sinal.

Apesar de Fortaleza, Recife e Natal estarem no pacote das cidades que teriam esse prazo extra da Anatel, elas já podem receber o 5G porque o sinal foi “limpo” nas 3 capitais antes do prazo.