Publicidade
Não importa a sua geração: ter um carro se mantém no topo da lista de desejos de uma parcela significativa de brasileiros. Estudo da Webmotors mostrou que 68% das pessoas planejam adquirir ou trocar de automóvel ao longo deste ano. Ainda que a tendência seja buscar por um modelo novo, é difícil deixar de pensar naqueles que marcaram a vida de cada um.
Nessa toada, a Chevrolet completou recentemente 100 anos de atuação no Brasil, sendo responsável pela produção de quase 20 milhões de veículos. Na última semana, a montadora relembrou os seus modelos mais vendidos e, pensando nisso, o InfoMoney selecionou alguns dos carros que marcaram a memória dos brasileiros ao longo dos últimos anos.
Confira na lista a seguir:
1. Superior (1925-1926)

Primeiro veículo Chevrolet produzido no Brasil, era um furgão de 25 cv para até 500 kg. O Superior contava com partida elétrica e opções como para-brisa basculante, incluía modelos como Tourismo, Sedan e Coupé.
2. “Boca de Sapo” (1948 – 1954)

Picape 3100, era chamada assim pelo formato arredondado da dianteira. Em 1954, recebeu uma reestilização e passou a ser conhecida como “boca de bagre”. Além disso, o modelo ganhou materiais modernos no interior, como baquelite e aço inoxidável.
3. Belair (1953 – 1964)

Um dos Chevrolet mais icônicos, o Belair marcou a “era de ouro” dos automóveis. Foi um dos primeiros a ter bateria de 12V, injeção de combustível e itens como vidros elétricos e pisca de série.
Continua depois da publicidade
4. Impala (1958 – 1964)

Sucesso global nos anos 1960, o Impala trazia faróis duplos, rádio com seletor de estação e motor V8 opcional. No Brasil, algumas unidades chegaram a ser compradas por celebridades e autoridades.
5. Veraneio (1964 – 1994)

Versão brasileira da Suburban, o modelo ficou conhecido pelo espaço e sofisticação. Tinha capacidade para até nove pessoas e versões profissionais usadas pela polícia, militares e ambulâncias.
6. Opala (1968 – 1992)

Ícone do mercado nacional, o Opala atraiu famílias e empresários. Foi pioneiro ao oferecer direção hidráulica, ar-condicionado e toca-fitas. E mais: deu origem à Stock Car e teve versões luxuosas, como o Diplomata.
Continua depois da publicidade
7. Chevette (1973 – 1993)

Modelo compacto que revolucionou o mercado ao trazer sofisticação e segurança para um segmento básico. Em 1983, o Chevette chegou a desbancar o Fusca como o carro mais vendido do Brasil.
8. Caravan (1975 – 1992)

Considerada uma perua derivada do Opala, o modelo combinava conforto e espaço, sendo um dos poucos a oferecer bancos traseiros rebatíveis. A Caravan foi usada até como ambulância devido ao amplo porta-malas.
9. Monza (1983 – 1996)

Um tipo de Sedã de grande sucesso, o Monza foi o carro mais vendido do Brasil por três anos consecutivos entre o final dos anos 1980 e início dos 1990. Trouxe inovações como injeção eletrônica, freios a disco nas quatro rodas e painel digital.
Continua depois da publicidade
10. Kadett (1989 – 1998)

Considerado o carro médio mais moderno de sua época, o Kadett se destacava pelo design aerodinâmico e tecnologia. Oferecia itens inéditos, como check control e suspensão traseira ajustável a ar.
12. Vectra (1994 – 2011)

Sendo o substituto do Monza, o modelo trouxe design sofisticado e acabamento superior para a época. Chegou a liderar vendas no segmento, e permaneceu em linha por três gerações, até a chegada do Cruze.
11. Corsa (1994 – 2012)

Carro que popularizou o design arredondado e a injeção eletrônica no Brasil, foi sucesso imediato. Tanto que causou fila de espera de consumidores de mais de um ano para a sua compra. Vale dizer que o Corsa inovou o setor com um acabamento refinado e segurança aprimorada.
Continua depois da publicidade
13. Blazer (1995 – 2012)

Um veículo utilitário esportivo (o chamado SUV, em inglês “Sport Utility Vehicle”), é derivado da S10, e se destacou pelo porte, potência e capacidade off-road. A versão Executive da Blazer, com motor V6 de até 192 cv, foi referência em luxo e sofisticação.
14. Celta (2000 – 2015)

Criado para ser o carro mais acessível da Chevrolet, o Celta inaugurou a venda online de veículos no Brasil. O modelo oferecia diversas opções de personalização e baixo custo de manutenção.
15. Camaro (2010 – 2024)

“Muscle car” icônico, o Camaro estreou no Brasil com motor V8 e visual retrô. Logo se tornou um dos esportivos mais desejados, encerrando sua trajetória recentemente como referência em desempenho e estilo.