Graças ao seu protagonismo quanto à energia limpa e ao mercado de carbono, o Brasil representa uma esperança para o momento de crise energética vivido no mundo.
“Cada vez mais, países como o Brasil, que possui matriz energética limpíssima, serão valorizados e procurados, inclusive para cadeias de suprimentos. Assim, a agenda ambiental está no topo do discurso dos agentes públicos, que também compreenderam a necessidade da adesão, de forma adequada, desta pauta de crescimento econômico”, conforme ressalta Mariana Lisbôa, head global de Relações Corporativas da Suzano, empresa brasileira do setor de celulose e papel.
Em entrevista ao Canal UM BRASIL – uma realização da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) –, ela ressalta a importância de o País mostrar ser parte da solução da complexidade ambiental que o mundo enfrenta.
Na conversa com a jornalista Joyce Ribeiro, Mariana ainda enfatiza a novidade como chave para os pequenos negócios avançarem na agenda da sustentabilidade.
“A inovação parte da criação de novas tecnologias, mas também de novas formas de se fazer a mesma coisa. Então, por exemplo, existe a possibilidade de se reutilizar a água das operações, reduzindo o desperdício”, destaca.
Mariana comenta outras medidas que podem ser adotadas por micro e pequenas empresas, como a inclusão de mulheres e pessoas negras em posições de liderança – o que torna a visão empresarial mais diversa e ampla. “Cada um deve dar a sua contribuição na medida das suas possibilidades. São ações que podem (e devem) ser implementadas no sentido de se dar o primeiro passo”, afirma.