Por que a educação financeira é importante para o day trade

Nunca inicie no mercado financeiro sem ter um conhecimento completo e profundo sobre o assunto

Guilherme Muniz

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Getty Images
Getty Images

Publicidade

O mercado financeiro recompensa muita gente que demonstra paciência e boas práticas de investimentos. Por outro lado, também castiga quem toma decisões de forma equivocada, porque foi aconselhado a fazer de determinado jeito por um “amigo” ou “conhecido”.

O mercado não é somente lucro, há riscos de você sofrer perdas. Contudo, existe uma dúvida latente na mente de todos que iniciam nele: qual a porcentagem de novos investidores que obtêm lucros constantes dentro do mercado financeiro mesmo depois de saber o fator real de risco?

Vamos lá!

Para obter sucesso, não somente com o day trade, mas em qualquer área, é muito importante ter um bom conhecimento e domínio do assunto em questão.

Continua depois da publicidade

Existem vários caminhos em que você pode seguir quando falamos de investimentos. Mas todos eles envolvem algum tipo de risco. Nada vem de graça.

Por isso é tão importante compreender o assunto, lucrando como consequência e não como necessidade.

Operar no mercado também não é uma tarefa definida por números exatos, como na matemática. Por isso, não existe uma única via para lucrar.

Continua depois da publicidade

A melhor maneira para operar no mercado como um iniciante, ou mesmo como um trader experiente que busca aprimorar suas habilidades, é entender todos os prós e contras envolvidos em cada decisão.

Um iniciante poderia apenas atirar uma pedra e acertar uma dúzia de anúncios que afirmam ter o método infalível que garante 100% de sucesso. Mas esses tipos de iscas digitais são feitas para atrair preguiçosos que não estão dispostos a trabalhar para ter sucesso.

O maior problema do brasileiro é que, além de iniciar completamente sem qualquer tipo de conhecimento, ele também começa sem as condições financeiras mínimas. Com isso, acaba entrando no mercado com a necessidade de fazer dinheiro, como se fosse uma válvula de escape para seus problemas financeiros.

Continua depois da publicidade

A importância em ter conhecimento

É importante educar-se financeiramente pois, ao lidar com renda variável, você pode ficar apto a lucrar alto. E a responsabilidade aumenta conforme os lucros vão aparecendo.

Nunca inicie no mercado financeiro sem ter um conhecimento completo e profundo sobre o assunto. Não cometa esse erro.

Você ficará surpreso com o que mercado fará aflorar em você, sentimentos que você nem sabia que existiam, como ganância, fúria, impaciência, indisciplina, medo e, o mais destrutivo de todos, a sensação de “eu já sei o suficiente”.

Continua depois da publicidade

O que vai diferenciar os bons traders dos que ainda estão patinando é conseguir criar mecanismos de bons hábitos para neutralizar os maus hábitos.

Operar no mercado financeiro é o meio legal mais fácil de fazer dinheiro em pouco tempo. Mas como toda moeda tem dois lados… você também pode perder tudo.

Está entendendo até aqui o tanto que é importante essa educação financeira?

Continua depois da publicidade

Então para concluir, a porcentagem de novos traders que iniciam e que fazem dinheiro de forma constante no mercado hoje é considerada pequena, 5%. Mas agora você já sabe o que a grande maioria está fazendo de errado.

Ou seja, para ter sucesso como day trader, você precisa dessa educação financeira e psicológica, não esquecendo de que a palavra “autodidata” pode acabar com sua vida financeira.

Grande abraço e até a próxima!

Autor avatar
Guilherme Muniz

CEO da Lobos do Mercado Investimentos e produtor de conteúdo na Clear Corretora