Publicidade
A grande maioria dos traders se perdem quando o assunto é aceitar o risco. Isto porque é o momento em que a gestão emocional entra em jogo, e a falta dela pode ser o componente que falta para que você consiga alcançar os resultados que tanto deseja.
Aliás, a partir deste princípio, você vai perceber que entramos com mais profundidade nas questões que transcendem a lógica no trading, e dependem de uma mudança profunda de mentalidade.
É fácil definir que o seu risco será de R$ 200 por dia. Agora me conta se você já não se pegou fazendo uma destas coisas:
Continua depois da publicidade
– Arrastar o stop, mudando o seu risco no meio da operação;
– Encurtar o stop, por medo de ter entrado errado;
– Zerar na mão, sem um sinal claro de reversão do mercado, por medo de perder o pouco que já tinha garantido para depois ver o mercado ir na direção que você imaginava.
E porque os traders fazem isto? Porque não aceitam, de verdade, o risco.
A aceitação está lá no plano de trading, mas é da “boca para fora”. Afinal, a planilha aceita tudo.
Continua depois da publicidade
Executar trading
No entanto, quando é a hora de realmente fazer acontecer, de colocar em prática o seu operacional, o seu plano de trading, o trader não se limita ao seu papel que é de identificar padrões e executar o trade sem expectativas. Isso mesmo que você leu: sem expectativas.
Ao invés disso começam os diálogos mentais: “será que eu analisei certo?”, “hummm, acho que se eu puxar um pouquinho o stop ele não me pega e continua”, “putz, acho melhor garantir o que eu já consegui”, “hoje eu vou até o fim, quero recuperar tudo o que já perdi”.
Percebe que todos estes pensamentos (eu duvido que você não tenha tido nenhum deles até hoje) são totalmente relacionados à crença de que é preciso “estar certo”?
Continua depois da publicidade
Mas se estamos falando de um mercado incerto, entende que é uma loucura ficar buscando a certeza?
O que devemos buscar é a aceitação completa da incerteza de cada trade. Ou seja, determinamos o risco, aceitamos, o trade se desenvolve, ganhamos ou perdemos, e fim. Próximo trade.
A melhor crença a ser adotada é “tudo pode acontecer e estou aceitando este risco, considerando-se as probabilidades que o mercado apresenta neste momento”.
Continua depois da publicidade
Aprender a perder
Aceitar o risco é muito mais do que determinar o tamanho do seu stop. Aceitar o risco é entender que não se “torce” por um trade, e sim se “executa” um trade.
Você é responsável por determinar seu ponto de entrada, o stop correto dentro da sua gestão e um alvo ideal. E se no momento que fizer isto sentir algum desconforto… algo está errado.
Se você está sentindo medo, vai ficar buscando sinais ou informações do mercado para confirmar seus medos, e invariavelmente vai sair do seu plano.
Continua depois da publicidade
Sua atitude diária com relação aos trades é o que vai te trazer a aceitação plena dos riscos. E isto está totalmente relacionado à redução da ansiedade, que nada mais é que o excesso de futuro no presente.
Lembra do que eu falei de querer estar “certo”? Pois, então, este desejo gera ansiedade, que consequentemente gera o comportamento “torcedor” em vez de “executor”.
É possível eliminar a ansiedade?
Não, porque ela é parte natural do funcionamento do nosso cérebro, que deseja constantemente fugir da dor e buscar o prazer.
Mas é possível, sim, reduzir o comportamento nocivo da ansiedade seguindo alguns passos simples, que eu detalho neste vídeo.
E lembre-se que o primeiro passo para lucrar é aprender a perder.