Publicidade
Ano Novo, novas expectativas, novas esperanças, novos projetos… tudo novo.
Fato é que o novo gera, além das expectativas, medo e ansiedade. Aos olhos da psicologia, naturalmente, o desconhecido pode provocar insegurança por causa da incerteza que vem com ele. Além disso, vem carregado de fluidez e margem à imaginação, podendo resultar em um olhar pessimista sobre a situação.
No trading, isso não é diferente. Saímos, recentemente, de um processo eleitoral envolto em dúvidas e esperanças contraditórias devido a uma conjectura bastante polarizada que refletia no mercado; iniciamos o primeiro dia útil do ano com muita volatilidade, mesmo sem a movimentação do mercado exterior; além disso, temos crise mundial, guerra e muitas condicionantes que, inevitavelmente, influem no mercado.
Continua depois da publicidade
Como lidar com todas essas circunstâncias sem que o emocional nos sabote? Como manter o controle emocional diante de tantas incertezas?
Como ser lucrativo em mercados de instabilidades e incertezas, em mercados laterais, de baixa, de volatilidade?
A primeira sugestão, e acredito ser a mais importante, é trabalhar fortemente nos próprios problemas pessoais, em crenças, para que elas não atrapalhem a tomada de decisão e consequentemente a negociação.
Continua depois da publicidade
Em segundo lugar, é preciso estabelecer um plano que orientará as decisões. Nele considere a visão geral do quadro que influencia o mercado que negociará, além da clareza do método que irá manter para identificar possíveis erros em tempo.
Geralmente, adotar uma única estratégia de negociação gera vantagem e agilidade na tomada de decisão. Mas nem sempre uma única estratégia funcionará bem em qualquer condição de mercado.
Aqui vale a ressalva de desenvolver uma estratégia que funcione bem em diferentes condições de mercado. Dentre as várias existentes e conhecidas, vale identificar como cada uma delas funcionará em vários tipos de mercados.
Continua depois da publicidade
Por fim, e não menos importante, é necessário cumprir as próprias regras. Só é possível ter êxito em situações adversas de mercado se as regras forem seguidas. Ou seja, monitore aquilo se está fazendo aquilo que planejou.