A estratégia de fluxo mais simples para Day trade

A leitura de fluxo não precisa ser complicada, não precisa ter termos técnicos e palavras difíceis de entender

Guilherme Muniz

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Publicidade

Desvendar os segredos do mercado financeiro pode parecer uma tarefa complexa, mas muitas vezes a simplicidade pode ser a chave para o sucesso. Sem palavras e termos complexos de mercado mergulharemos aqui na arte do day trade, explorando uma das estratégias mais acessíveis e eficazes de leitura de fluxo.

Assim, de forma simples, você verá o que rege em qualquer tipo de negócio, até mesmo no seu cotidiano: ofertas e demandas.

Já ouviu falar disso? Vou te dar um exemplo simples.

Continua depois da publicidade

Sempre que uma pessoa quer comprar alguma coisa, precisa ter uma contraparte, alguém disposto a vender. Se você quer comprar um carro elétrico, alguém precisa fazer uma oferta de venda informando que tem esse veículo para venda e você é a demanda. Repare que você verá essa oferta e assim vai tomar a decisão de comprar o tão sonhado carro elétrico.

Esse é um dos milhares exemplos que acontecem na vida de qualquer pessoa. Mas vamos para o que interessa, como eu vejo esse tipo de informação dentro do mercado financeiro? E o mais importante, como aplicar isso para o day trade?

Day Trade: Livro de ofertas

A primeira coisa que você deve se ater nesse tipo de operações é identificar quem são os compradores e quem são os vendedores do dia em que você está querendo negociar.

Continua depois da publicidade

Como existem dezenas de plataformas operacionais, você precisa achar essa informação na plataforma em que você mais se identifica. De forma simples, procure por ranking de corretoras.

Esse ranking compila toda ordem já executada e aberta por uma corretora e mostra o saldo total, positivo ou negativo.

Agora, precisamos da ferramenta mais importante, a qual chamamos de Livro de Ofertas.

Continua depois da publicidade

Pense nesse livro como uma feira de carros onde você está interessado em comprar e precisa buscar alguém interessado em vender.

A própria regra do jogo fala o seguinte: quem compra, quer comprar barato e quem vende, quer vender caro. Absolutamente todos os negócios são feitos em busca desse tipo de pensamento. Faz sentido para você?

Aí vem a principal pergunta sobre tudo isso: como vou saber se determinado ativo está barato ou está caro e como você vai aplicar isso em operações de day trade?

Continua depois da publicidade

Em resposta à essa pergunta você deverá observar tanto as ofertas de compras quanto as ofertas de vendas. Também irá limpar o seu visual e apenas buscar ofertas de vendas de corretoras que estão no ranking como vendedores. Ao mesmo tempo, buscará ofertas de compras de corretoras que estão no ranking como compradores.

Simplificando: toda vez que aparecerem ofertas somente de vendedores no lado de ofertas de venda do livro, e você não ver ofertas de compradores no lado de compra do livro, quer dizer que o preço ainda está barato, e que o ativo irá valorizar até consumir os lotes de venda dos vendedores dispostos a vender mais caro.

Veja o exemplo 1 abaixo:

Continua depois da publicidade

Observe no exemplo 1 do ativo WING24 (mini índice) que, dez minutos após a abertura do mercado, começam a aparecer oportunidades.

Antes de direcionar – começam a aparecer ofertas de venda somente de vendedores do ranking – essas são as ofertas.

Assim não tendo ofertas de compradores abaixo do preço atual, basta você esperar a demanda ir lá consumir esses lotes de venda.

No exemplo 2, o alvo 1 que era o preço de 127.885 já foi atingido, e, ao mesmo tempo, você continua observando somente ofertas de vendedores em 2 camadas de preços, diferentes acima do preço de 127.910.

Ou seja, você continua com a sua compra até os alvos ou até mudar as condições do livro. Exemplo: se as ofertas sumirem, encerre sua posição de compra antes dos alvos. Ao mesmo tempo, fique de olho no ranking de corretoras, pois pode acontecer de alguma corretora mudar de lado.

Agora no exemplo 3 você já consegue observar que os alvos de 128.000 e 128.100 dos respectivos vendedores Clear e Necton foram consumidos. Agora basta esperar uma nova oportunidade se confirmar em sua tela operacional.

Legal, não é mesmo?

Agora, se o mercado estiver em uma desvalorização e você estiver buscando vendas, basta simplesmente olhar o contrário. Ou seja, você irá identificar ofertas de compra de compradores no livro de ofertas, e quando não tiver mais ofertas de vendas de vendedores no livro, você simplesmente irá vender, buscando como alvo as ofertas de compra abaixo do preço atual.

Day trade: Conclusão

Note que a leitura de fluxo não precisa ser complicada, não precisa ter termos técnicos e palavras difíceis de entender. Você apenas precisa entender o contexto, deixando tudo mais simples o possível. Dessa forma você conseguirá fazer isso com excelência.

Tenha paciência de esperar as oportunidades. Oferta e demanda está no seu dia a dia, no seu trabalho, na feira quando você vai comprar uma fruta. Absolutamente tudo é oferta e demanda.

E lembre-se: compre sempre em um preço mais barato e venda sempre o mais caro possível!

Tópicos relacionados

Autor avatar
Guilherme Muniz

CEO da Lobos do Mercado Investimentos e produtor de conteúdo na Clear Corretora